Smart Fit News
Smart Fit News » Fitness » Passo a passo do HIIT: o que é, benefícios e por que ele é aliado do emagrecimento

Passo a passo do HIIT: o que é, benefícios e por que ele é aliado do emagrecimento

Entre as vantagens estão a produção benéfica de hormônios e a aceleração do metabolismo

Por: Mirela Mazzola01/02/2022Tempo de leitura: 3 mins

Passo a passo do HIIT o que é, benefícios e por que ele é aliado do emagrecimento

Alcançar resultados em menos tempo e atingir aquele pico de bem-estar é o que todo mundo busca durante a atividade física, certo? Pois saiba que existe uma maneira e tanto de unir essas duas coisas: o treino intervalado de alta intensidade, ou HIIT (do inglês high intensity interval training). Trata-se de um tipo de treino que intercala intervalos curtos de exercícios feitos com esforço perto do limite (lembra do conceito de percepção de esforço?) e períodos de descanso mais longo. Durante o exercício, o objetivo é treinar a 90% do máximo, condicionando o corpo a trabalhar em modo anaeróbico (isso contribui para a eficiência na produção e no uso de energia pelo organismo). O resultado? Aumento do potencial de queima de gordura e, voilá, emagrecimento!

As sequências de HIIT duram cerca de 30 minutos e podem incluir, por exemplo, agachamentos com salto, flexão de braço, escalador, skipping alto e polichinelo. Uma frequência indicada poderia ser de duas a três vezes por semana.

Dependendo da eficiência do treino, o HIIT é capaz de produzir o chamado efeito EPOC (Excess Postexercise Oxygen Consumption, ou consumo de oxigênio pós-exercício em excesso), que é quando o corpo trabalha para compensar o déficit de oxigênio que ocorre após exercícios intensos – ou seja, resumidamente, o organismo continua consumindo uma pequena quantidade de calorias entre uma e duas horas após a atividade. 

Mais que auxiliar na perda de peso, o HIIT gera benefícios que vão além da estética, como a aceleração do metabolismo, o fortalecimento dos músculos do coração e a regulação dos níveis de açúcar no sangue. Nesta matéria da Smart Fit News você pode saber detalhes sobre os benefícios do treino intervalado de alta intensidade. 

Como perder peso fazendo HIIT?

Mas, calma: como boa parte dos treinos para perda de gordura, o HIIT não atinge seu melhor desempenho isoladamente. “Um plano de nutrição bem-preparado é chave para quem quer perder peso. Tanto ele quanto os exercícios ajudarão a ter sucesso, mas, fazer um sem o outro torna o processo muito mais difícil”, diz David Chesworth, personal trainer certificado pela ACSM (de American College of Sports Medicine, uma associação norte-americana de medicina esportiva e ciência do exercício), ao site PopSugar. No caso do HIIT, acrescenta ele, a combinação entre treino e dieta contribui especialmente na redução de gordura na barriga. Ainda segundo o site, estudos confirmaram que é possível queimar até 29% mais gordura por meio do HIIT do que por exercícios de intensidade mais moderada. 

Depois de descobrir todos esses benefícios, bora treinar?

Neste vídeo, você aprende uma sequência de apenas 25 minutos que pode ser feita em casa:

Visite nosso canal no YouTube

Última dica!

Quer ter acesso aos melhores treinos e aos equipamentos mais modernos? Encontre a Smart Fit mais perto de você e confira os planos disponíveis.

Continue por aqui

Conheça os planos da Smart Fit
TAGS:

Siga a Smart no insta

Instagram @smartfit
Instagram @smartfit
Instagram @smartfit
Instagram @smartfit