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Flexão de braço: como fazer? Quais os benefícios?

Exercício é uma ótima opção para trabalhar vários músculos ao mesmo tempo

Por: Redação02/09/2020

flexão de braço como fazer

Provavelmente, alguma vez na vida, você já deve ter feito – ou tentando fazer – a clássica flexão de braço. Ainda bem! Porque não faltam bons motivos para você apostar nesse movimento e suas variações.

Conversamos com professores de educação física e separamos algumas razões pelas quais você deve acrescentar a flexão de braço ao seu treino. Confira!

Benefícios da flexão de braço

Quando você faz uma flexão de braço, trabalha os músculos do peitoral, tríceps, ombros, abdômen, lombar e, até mesmo, dos membros inferiores. Uma atividade completa para dar um gás no seu treino! Achou pouco? Espere aí porque temos mais razões para adotar o exercício:

  • Praticidade. É um exercício que não depende de acessórios. Basta um espaço no chão para que você consiga realizá-lo;
  • Fortalecimento muscular. Por trabalhar vários músculos, a execução do exercício aumenta o condicionamento físico e, com isso, uma resposta metabólica melhor;
  • Estética. Se você quer braços mais fortes, definidos e torneados, a flexão é uma atividade-chave para incluir na sua rotina de treinos. 

Posso realizar a flexão de braço todos os dias?

“Todo músculo trabalhado precisa de uma tempo para a recuperação adequada. Se você não respeitar essa pausa, podem ocorrer lesões no futuro”, informa Diego Villalobo, gerente técnico da Smart Fit

Claro que tudo vai depender também da intensidade do seu treino, séries e repetições. Sinta e respeite o seu corpo. Se tiver dúvidas, converse com um profissional de sua confiança.

Como fazer flexão de braço?

Diego Villalobo detalhou o jeito certo para que você execute o exercício. Veja o passo a passo!

flexão de braço parte 1 e 3
Foto: Shutterstock

1. Posição inicial. Deite de barriga para baixo, apoiando as mãos no solo, na lateral da linha dos ombros. Contraia o abdômen e apoie as pontas dos pés no chão.

parte 2 da flexão
Foto: Shutterstock

2. Movimento concêntrico. Estenda os cotovelos, subindo o corpo com os pés apoiados no chão, deixando a coluna reta e alinhada ao tronco. Todo o corpo deve se movimentar junto, como uma peça só.

flexão de braço parte 1 e 3
Foto: Shutterstock

3. Movimento excêntrico. Flexione os cotovelos e retorne o peitoral quase encostando no chão, ainda com o tronco reto e os pés apoiados no solo. Faça uma pausa embaixo e repita o movimento anterior.

Dica: se for iniciante e/ou tiver dificuldade, apoie os joelhos no chão e tente fazer o movimento novamente.

Vídeo: como fazer flexão de braço?

Quantas repetições devo fazer?

A média para uma treino tradicional são 3 séries de 8 a 15 repetições. No entanto, esse fator varia de acordo com os seus objetivos.

Lembre-se que a prática leva à perfeição, então, quanto mais disciplina e determinação, mais chances de fazer a flexão de braço perfeita. Por isso, tenha calma, vá no seu tempo e comemore as suas conquistas!

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