Smart Fit News
Smart Fit News » Academia » Aula de HIIT em academia: como é e onde fazer

Aula de HIIT em academia: como é e onde fazer

Curta duração, intensidade lá em cima e muuuitos benefícios para o corpo!

11/05/2021Tempo de leitura: 3 mins

Por: Maria Eduarda Carvalho

Aula de HIIT em academia como é e onde fazer

Provavelmente você já ouviu falar por aí de HIIT. Não? É a sigla de High Intensity Interval Training, ou Treino Intervalado de Alta Intensidade. Com essa sequência de exercícios, você pode melhorar seu condicionamento físico e emagrecer: a grande sacada está no ritmo forte, como explica o gerente do Departamento Técnico da Smart Fit, Rodrigo Ângelo. “Durante o HIIT, o corpo inteiro está em movimento e há uma considerável perda calórica: até 300 calorias em apenas 30 minutos de aula”.

Outra vantagem de praticar HIIT, de acordo com Rodrigo, está na facilidade – pode dispensar os acessórios porque você só precisa do peso do próprio corpo.

E não para por aí. Uma pesquisa feita pelo American College of Sports Medicine (associação norte-americana de medicina esportiva, ciência do exercício e profissionais de saúde e fitness) coloca o HIIT entre as grandes tendências fitness de 2021 em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Então, tá esperando o que pra começar?

Como é uma aula de HIIT na academia?

A aula de HIIT é feita em circuito e intercala momentos de estímulo e repouso de forma ininterrupta. Aqui, a dinâmica é do exercício-repouso: o participante executa o movimento com bastante intensidade e recupera o fôlego em apenas alguns segundinhos.

Estes são alguns dos exercícios feitos nos treinos de HIIT:

Flexão de braço

Na Smart Fit, as aulas coletivas de HIIT têm sempre 30 minutos de duração, com diferentes formatos de intervalo. No 40/20, por exemplo, são 40 segundos fazendo atividade e 20 de repouso, até terminar o bloco. Ao todo, você realiza 9 exercícios diferentes em um único treino.

Por que fazer aula de HIIT?

Os principais objetivos são a melhora do condicionamento físico e o emagrecimento, mas os benefícios do HIIT vão muito além. A rotina de treinos dá um gás na capacidade cardiorrespiratória, proporciona o ganho e o fortalecimento de músculos. Até o cérebro sai ganhando – o treino HIIT pode aumentar o nosso potencial de adaptação a novas tarefas.

Aula de HIIT funciona?

Sim! A intensidade dos treinos aprimora o condicionamento físico, enquanto o gasto calórico é o principal responsável pelo emagrecimento. Os efeitos do HIIT continuam quando o treino acaba. Segundo o Conselho Americano de Exercícios, o metabolismo segue queimando calorias 24 horas após o treino, para reestabelecer as condições normais de repouso do organismo.

Rodrigo endossa: “A evolução dos alunos quando fazem aulas consecutivas de HIIT é nítida”. Mas, vale reforçar: para obter bons resultados, é fundamental manter a regularidade e treinar com frequência, ok?

Onde fazer aula de HIIT?  

Na Smart Fit, as aulas de HIIT foram desenvolvidas por experts para garantir que tenham a intensidade desejada, preservando um ritmo saudável e eficiente. Com as adaptações conduzidas pelos professores, pessoas de todos os perfis podem participar, respeitando seus limites e evoluindo gradativamente.

Aula de HIIT da Smart Fit:

  • Quem pode fazer? Iniciantes, intermediários e avançados.
  • Duração da aula? 30 minutos.
  • Quantas calorias dá pra queimar? Até 300 calorias por aula.
  • Onde tem? Diversas unidades pelo Brasil e no Smart Fit Go.

Aula de HIIT com Samir Goulart

Sabe quem entende tudo de HIIT? O professor Samir Goulart! Acompanhe no canal da Smart Fit no YouTube ou dê o play agora mesmo para experimentar!

Continue por aqui

Vem treinar na Smart Fit!

Leia Mais