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Aprenda a fazer agachamento sumô

Um exercício para fortalecer a parte interna das coxas

Por: Redação10/03/2021

Como fazer agachamento sumô?

Os agachamentos tradicionais são ótimos para acionar os grandes grupos musculares da parte inferior do corpo – suas pernas e seu bumbum agradecem cada uma das séries que você completa durante o treino. Entretanto, os músculos menores, que ajudam a moldar e a enrijecer a região, precisam de um toque especial. É aí que entra o agachamento sumô.

O que é um agachamento sumô?

Ok, essa é fácil! O agachamento sumô é um exercício de força para membros inferiores do corpo, uma variação do agachamento tradicional. A principal diferença entre os dois é a postura mais ampla e os pés, que ficam posicionados para fora. Todos os tipos de agachamento trabalham glúteos, quadris e até panturrilhas, mas, como já adiantamos, o sumô tem um quê a mais: também fortalece a parte interna das coxas.

“No agachamento tradicional os pés não apontam para fora e as pernas não ficam tão afastadas, principais características do sumô. E aí você consegue fazer um movimento maior”, comenta Guilherme Leme, gerente do departamento técnico da Smart Fit.

Como fazer o agachamento sumô?

  1. Afaste seus pés. A distância correta é ligeiramente maior do que a largura dos ombros.
  2. A ponta dos pés fica voltada para fora, em um ângulo de 45º.
  3. É hora de agachar! Inspire enquanto dobra os joelhos e afunde os quadris até que as coxas fiquem paralelas ao chão.
  4. Mantenha as costas bem retinhas e alinhadas. Certifique-se de empurrar os calcanhares em direção ao chão.
  5. Volte à posição inicial.

Dicas para fazer corretamente

  • Iniciante: se você está começando a malhar, maneire na profundidade.
  • Avançado: quer mais desafio? Faça sua série de agachamentos sumô com um halter ou um kettlebell. Segure o peso na frente da cintura, com os braços estendidos e retos.
  • Atenção: ao realizar o movimento, a ideia é não “enrolar” a coluna e colocar os glúteos entre as pernas. Dê uma leve empinada no bumbum.

Vale a pena incluir no treino?

De acordo com Guilherme Leme, sim! “O agachamento sumô é um exercício que recruta de maneira bastante eficaz os músculos da parte de trás da coxa e também glúteos. Pode ser uma opção muito boa no treino de membros inferiores”.

O expert também reforça que a quantidade de séries e repetições para garantir resultados é algo individual: “Converse com o professor para entender o que é melhor para você”. Anotado!

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Emagrecimento, ganho de massa magra, performance, não importa o objetivo, quando tomamos a decisão de seguir uma rotina de exercícios físicos queremos algo em comum: o resultado. E só um professor pode dar uma orientação perfeita para você.

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