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O que comer depois do treino

As refeições pós-treino são cruciais para ajudar o corpo a se recuperar adequadamente

Por: Redação23/08/2021

Pós-treino: que comer depois de treinar?

Treinou? Então é hora de recarregar as energias! Pode parecer contraintuitivo, mas comer é uma das coisas mais importantes que você pode fazer depois de treinar – afinal, é necessário fornecer ao corpo o que ele precisa para se manter energizado e hidratado. Consultamos os especialistas do Smart Fit Nutri (o app de nutrição da Smart) para falar de pós-treino: os alimentos certos dão aquela mãozinha para você construir massa muscular e acelerar a recuperação.

Os melhores alimentos pós-treino

A refeição pós-treino irá repor os nutrientes para a manutenção da saúde. “Nessa hora, é muito importante consumir proteínas, de origem animal, como carne bovina, frango, peixe, ovos e laticínios, ou vegetal, principalmente grãos, como feijão, ervilha, grão de bico, soja e lentilha”, indica Wesley Silva Ferreira, nutricionista do Smart Fit Nutri. Também não podemos esquecer do carboidrato: ele é essencial para termos da energia e para a recuperação do glicogênio muscular – uma reserva de carboidrato que temos nos músculos.

Vale ressaltar que não é preciso comer imediatamente após o treino. Se você fez uma boa refeição pré-treino e garante que essa janela entre o pré e o pós-treino seja de menos de quatro horas, você não precisa correr pra comer assim que terminar de treinar. “Caso o tempo seja maior, aí sim será importante consumir, principalmente, o whey protein, que é uma proteína de rápida absorção, e que não precisa ser acompanhada de carboidrato necessariamente”, sugere Thiago Moreira, professor da Smart Fit. 

Caso você prefira, também é permitido aguardar um pouquinho para, aí sim, fazer uma refeição rica em carboidratos, repondo os estoques de energia dos músculos e do fígado. Neste caso, a refeição poderá ser composta pelas opções abaixo:

  • Crepioca, que pode ser preparada com ovos e tapioca
  • Vitamina de fruta com leite de vaca ou leite vegetal
  • Pão integral com patê de atum ou de frango
  • Frutas com aveia

Ainda a respeito das proteínas no pós-treino, que têm o objetivo de ganho de massa magra, lembramos que esse tipo de nutriente é importante ao longo de todo dia em pequenas porções. Contudo, o seu consumo exagerado em uma única refeição não gera o aumento de massa magra, já que o excesso de proteínas consumidas não atua na síntese muscular, mas acaba sendo utilizado em outras funções, podendo até ser acumuladas como gordura. 

É importante compreender que as refeições pré e pós-treino são importantes, mas precisam estar inseridas em uma rotina alimentar saudável. 

Dica bônus!

Fazer adaptações e escolhas inteligentes é fundamental. Que tal ajustar a sua alimentação com a orientação de um expert? Conte com os especialistas do Smart Fit Nutri para aprender a montar pratos mais saborosos e nutritivos! Você conversa com um nutricionista e recebe um plano alimentar feito sob medida.

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