Smart Fit News
Academia Fitness Nutrição Saúde
Smart Fit News » Nutrição » Para ganhar músculos, quanto mais proteína melhor. Será?

Para ganhar músculos, quanto mais proteína melhor. Será?

Quem responde a essa e outras dúvidas é João Tavares, nutricionista do Smart Fit Nutri

Por: Redação09/06/2021

Quanto mais proteína melhor?

A proteína é um dos principais “blocos de construção” do nosso corpo. Imagine só, precisamos dela para quase tudo – na produção de anticorpos, que vão defender o organismo de infecções, e de hormônios, que regulam processos como a fome e sono. Proteínas também são responsáveis pela reparação e pelo crescimento muscular.

Para ilustrar, pense em uma reforma em um quarto da sua casa – você quer deixá-lo mais amplo e funcional. Mas, para isso, seria necessário quebrar e erguer algumas paredes novas. É isso que acontece com os seus músculos durante o treino: as proteínas são os tijolos na reestruturação da musculatura. “Quando ocorre o estímulo por meio dos exercícios, você danifica algumas fibras musculares que precisam de reparo; a proteína constrói fibras maiores e mais resistentes”, explica João Tavares, do Smart Fit Nutri (app de consultas online com nutricionistas da Smart Fit).

Então, quanto mais proteína maior o ganho de massa muscular?

Não exatamente: as necessidades de proteína variam muito de pessoa para pessoa. A quantidade ideal, na maioria das vezes, parte do seu estilo de vida, nível de atividade física, idade, estado atual de saúde e composição corporal. Não adianta encher o prato de filé de frango ou ovo cozido: para ganhar mais músculos, você precisa estar atento também ao treino e à dieta como um todo.

E a refeição logo após o treino precisa ter proteína?

De fato, é interessante consumir fontes de proteína depois de fazer exercícios. Mas não há regra, como explica João Tavares: a próxima refeição é o almoço ou o jantar? Então, se a alimente normalmente. A melhor estratégia é consultar um nutricionista e adequar o seu cardápio (vale a pena agendar um papo com os profissionais do Smart Fit Nutri).

Proteína animal e vegetal têm o mesmo valor?

Sim! E nas palavras do expert, proteína é proteína, não importa a origem. O que as diferencia é a quantidade de aminoácidos (substâncias que formam as proteínas). É legal ressaltar que existem diversas proteínas vegetais que, quando combinadas, oferecem ótimos valores de aminoácidos para quem está buscando ganhar de massa muscular.

Proteína engorda?

Essa é uma boa pergunta! Quando pensamos em emagrecimento, a ideia é consumir menos calorias do que gastamos, certo? Assim, a gente queima o que já está sobrando no corpo. Proteína também tem caloria (cerca de 4 kcal por grama). Por isso, não dá pra exagerar.

Mais dicas!

Veja aqui: o que você deve fazer para ganhar massa muscular. E aqui: 5 alimentos que podem ajudar.

Vamos de receita!

O seu objetivo é ganhar massa muscular? Então, vem cá!

Ajuste a sua dieta com a orientação de um nutricionista: conte com os especialistas do Smart Fit Nutri para aprender a fazer escolhas mais inteligentes. Você conversa com um nutricionista e recebe um plano alimentar feito sob medida. Baixe o app agora e conheça todos os benefícios.

Continue no Smart Fit News 🙂

Este site utiliza cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Consulte nossa política de privacidade.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close