Smart Fit News
Academia Fitness Nutrição Saúde
Smart Fit News » Nutrição » O que comer antes do treino

O que comer antes do treino

A refeição pré-treino é muito importante porque fornece energia para a execução das atividades. Veja as dicas dos especialistas do Smart Fit Nutri

Por: Redação07/07/2021

Alimentação pré-treino

Sabemos que a prática de atividade física é de extrema importância para a manutenção de um estilo de vida saudável. A comida também entra na conta: com o cardápio adequado, fica mais fácil atingir seu objetivo (seja emagrecer, ganhar massa muscular ou melhorar a performance nos treinos). Por isso, o papo hoje é sobre alimentação pré-treino: você sabe o que comer antes do treino?

Os melhores alimentos pré-treino

A alimentação pré-treino é importante pois fornece a energia que você irá gastar durante a execução das atividades.  Ela pode variar bastante, de acordo com o tempo: o ideal é que você faça uma refeição de 30 a 60 minutos antes do início dos exercícios.

A dica é pegar leve: “Alimentos ricos em fibras, como batata doce e pão integral são opções muito interessantes”, indica Aryane Emerick, nutricionista do Smart Fit Nutri (app de consultas online com nutricionistas da Smart Fit).

Se for comer 1 hora antes de treinar

Vai comer uma hora antes do treino? Prefira alimentos que vão liberar energia aos poucos. Veja opções para almoço ou um lanche:

  • Almoço: 1 colher (de servir) de arroz integral no almoço ou 1 batata baroa (mandioquinha) + 1 filé de frango médio ou 2 ovos.
  • Lanche: 1 iogurte com 1 fruta e aveia ou 2 fatias de pão integral com frango desfiado.

Só tem meia hora? Tudo bem!

Caso você vá se alimentar cerca de 30 minutos antes dos exercícios, opte por comidinhas que liberam energia mais rápido, como:

  • 1 banana com 1 colher de sobremesa pasta de amendoim
  • 1 maçã com mel
  • 1 batata doce com canela em pó
Foto: Unsplash

Ah, e não se esqueça!

  • O tempo mínimo para comer antes de fazer exercícios é de 30 minutos. Assim, o organismo consegue liberar energia sem causar desconfortos. Treinar nauseado(a) ou estufado? Nem pensar!
  • Lembre que as quantidades de cada alimento devem seguir a intensidade e tipo do seu treino e sua rotina alimentar. Por isso, um nutricionista é o profissional adequado para prescrever individualmente um plano alimentar, buscando sempre resultados seguros, eficientes e duradouros. 

Evite comer esses alimentos antes de treinar

De modo geral, o recomendado é deixar de lado as fontes de gordura – manteiga, carne vermelha e castanhas são exemplos. Consumir esse tipo de alimento no pré-treino não é muito interessante porque queremos que o metabolismo se encarregue de consumir a gordura do próprio corpo como energia.

E treinar em jejum?

Não existem estudos científicos suficientes que comprovem que o treino em jejum pode trazer mais benefícios para o emagrecimento ou para o ganho de massa magra. Ao contrário disso, para algumas pessoas, traz até prejuízos: perda de massa magra, tontura, fraqueza e até desmaios. O melhor é avaliar como você reage a essa estratégia individualmente e com ajuda profissional. 

Leia também: Treinar em jejum emagrece?

Dica bônus!

Fazer adaptações e escolhas inteligentes é fundamental. Que tal ajustar a sua alimentação com a orientação de um expert? Conte com os especialistas do Smart Fit Nutri para aprender a montar pratos mais saborosos e nutritivos! Você conversa com um nutricionista e recebe um plano alimentar feito sob medida.

Continue por aqui 🙂

TAGS:

Este site utiliza cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Consulte nossa política de privacidade.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close