Smart Fit News
Academia Fitness Nutrição Saúde
Smartfit News » Fitness » Como fazer estes 5 tipos de abdominal corretamente

Como fazer estes 5 tipos de abdominal corretamente

Você sabe executar direitinho esse exercício clássico? Tire a prova agora!

Por: Redação10/06/2021

Como fazer abdominais?

Aos fatos: para ficar forte, o abdômen (um dos responsáveis pelo equilíbrio do corpo) precisa de exercício – e não só para chapar a barriguinha, não. Ele estabiliza coluna, pelve e desempenha um papel importante em atividades cotidianas, desde levantar da cama, até se curvar para pegar uma bolsa e caminhar até o escritório. É por isso que o seu treino de musculação, provavelmente, inclui alguns movimentos para estimular a região, os abdominais e suas variações.

E a pergunta que não quer calar é: você sabe fazer abdominais do jeito certo? Conversamos com Miriane Bittar, Coordenadora de Modalidades Coletivas da Smart Fit e descolamos dicas preciosas para você caprichar no fortalecimento. Encontre uma superfície plana, prepare o colchonete e vamos lá!

  1. Abdominal simples/tradicional
  • Você irá deitar no solo, com a barriga voltada para cima, joelhos flexionados apontados para o teto e pés firmes no chão alinhados com seu quadril.
  • Incline o tronco para frente como se fosse encostar o peito nos joelhos. 
abdominal reto para as costas
Foto: Shutterstock
  1. Abdominal infra
  • Você deve iniciar o movimento com a coluna bem apoiada no chão e os braços estendidos na lateral do corpo .
  •  Estenda as pernas para cima devagar, mantendo-as retas. Em seguida, abaixe as pernas.
  1. Abdominal bicicleta: 
  • Com a barriga para cima, coloque as mãos na nuca, eleve o tronco e as pernas estendidas.
  • Faça um movimento cruzado do cotovelo, torcendo o tronco, enquanto flexiona o joelho. O objetivo é aproximar o cotovelo direito no joelho esquerdo e vice-versa.
abdominal bicicleta
Foto: Shutterstock
  1. Abdominal remador:
  • Deitado, com o tronco bem apoiado no chão, deixe os braços esticados acima da cabeça. Estique também as pernas. 
  • Flexione o tronco, quadril e abrace os joelhos. 
  • Volte para a posição inicial e continue repetindo o movimento em ritmo lento a moderado.
como definir o abdômen - abdminal remador
Foto: Shutterstock
  1. Abdominal escalador:
  • Apoie as mãos no chão, permaneça na ponta dos pés, mantendo o corpo parado e estendido nesta posição, como se fosse uma prancha. 
  • Estenda uma perna e traga-a para frente e para o lado, alternando as pernas durante todo o exercício.
benefícios do HIIT - escalador
Foto: Shutterstock

Vale reforçar

Os especialistas do Smart Fit Coach (consultoria online com personal trainer) têm mais dicas para fazer abdominais corretamente.

1. Menos é mais
A forma como você realiza os abdominais é muito mais importante do que o número de repetições – 500 abdominais malfeitos podem até machucar.

2. Atenção à respiração
Inspire enquanto abaixa, expire enquanto levanta. E mantenha o pescoço sempre alinhado ao tronco.

3. Força no abdômen
Esqueça os braços, o pescoço e não faça movimentos bruscos para terminar a série. A força para subir deve vir 100% do tronco!

4. Concentração e paciência
Procure sentir o abdômen trabalhando a cada repetição. Se estiver com pressa, deixe os abdominais para outro dia.

5. Alô, iniciante!
Comece fazendo três séries de abdominais, cada uma com 15 repetições. Com o passar do tempo, vá aumentando o número de repetições.

6. Pegue leve
Experimente iniciar o treino com os abdominais básicos, como a elevação de pernas, elevação lateral e abdominais tradicionais (região superior do abdômen). E o ideal é você treinar de três a quatro vezes por semana, dando o tempo necessário para que os músculos se recuperem.

Continue por aqui 🙂

TAGS:

Este site utiliza cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Consulte nossa política de privacidade.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close