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Preciso treinar todo dia para ter resultado?

Especialistas explicam que quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade

Por: Diego Mendes20/08/2020Tempo de leitura: 3 mins

preciso treinar todo dia

Quantas vezes por semana você malha? Costuma trabalhar os mesmos músculos em dias seguidos? Essas perguntas são simples, mas a resposta para cada uma delas pode determinar se você está ou não se exercitando de maneira correta para ter os resultados que deseja. Afinal, será que é preciso treinar todo dia para ter resultado?

Tudo vai depender da estrutura do treino desenvolvida pelo profissional de educação física de sua confiança. 

Preciso treinar todo dia para ter resultado

Independentemente de qual for o seu objetivo e o grau de familiaridade com a atividade física – seja iniciante, intermediário ou avançado – seu corpo precisa de dias de descanso durante a semana para se recuperar dos treinamentos, e, dessa forma, atingir os resultados que tanto deseja. Por isso, treinar todo dia não é sinônimo de que você está fazendo tudo certinho.

Qual a frequência ideal de treinos?

Isso também depende da condição física de cada pessoa. Para quem não pratica atividade física, por exemplo, 100 a 150 minutos por semana (aproximadamente 20 minutos por dia), já são suficientes para melhorar a saúde e diminuir o risco de doenças relacionadas ao sedentarismo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

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Agora, para quem já pratica atividade física, essa frequência ainda pode variar conforme o objetivo. No entanto, é essencial, não importa o que você deseja alcançar, aliar a sua rotina de treinos com uma alimentação balanceada e não abrir mão do descanso. “Embora cada corpo responda de um jeito, mantendo esse equilíbrio, haverá resultados”, explica Lucas Cortez, personal trainer e consultor do Smart Coach Online (serviço de atendimento online com personal trainer).

Quero emagrecer, preciso treinar todo dia?

Se esse é seu objetivo, não precisa treinar todo dia para ter resultado, duas a três vezes por semana pode ser um bom caminho, dependendo do nível do seu treino. “Mas seria interessante combinar a musculação com treinos cardiovasculares de alta intensidade para essas frequências mínimas”, afirma Thiago Moreira, especialista em fisiologia do exercício e gerente de departamento técnico da Smart Fit.

Quero ganhar massa, preciso treinar todo dia?

Se for iniciante, você pode reservar dois ou três dias da sua semana para se dedicar e ganhar massa muscular. Segundo Thiago, é possíver ver a diferença no corpo com treinos que trabalham todos os músculos com poucas séries e exercícios.

“Para pessoas em níveis intermediários e avançados é interessante treinar de três a seis vezes por semana, devido ao aumento do número de exercícios e séries”, finaliza Thiago.

Estou com dor muscular: devo treinar mesmo assim?

É recomendável que você se recupere para não haver perda de força durante o treino. Ou seja, se você está com dor muscular, permita que o músculo descanse para obter um melhor resultado.

“No treino que montamos, não repetimos o mesmo músculo em dias seguintes para dar tempo dos membros descansarem, porque é no descanso que a gente ganha”, comenta Lucas.

Além disso, quando você treina com dor, não apenas perde desempenho, como também aumenta o risco de lesões. Lembre-se que, se isso acontecer, o tempo fora da academia será bem maior. Então, melhor não arriscar e respeitar o seu corpo.

Posso treinar mais de uma vez por dia?

Não é recomendável que você treine mais de uma vez por dia os mesmos músculos, uma vez que o descanso é essencial para a recupeção e desenvolvimento muscular, mas você pode fazer atividades diferentes. Por exemplo, fez cardio pela manhã, opte pela musculação à noite. Mas, se você tiver corrido ou pedalado, por exemplo, evite treinar membros inferiores no mesmo dia, para não sobrecarregar essa musculatura.

3 dicas para manter uma rotina de treinos com resultado

  1. Ame seu treino: procure um tipo de exercício que você goste e esteja alinhado com seus objetivos.
  2. Organize a sua agenda: é importante reservar um momento do seu dia para que você consiga focar no seu treino. 
  3. Seja constante: seus resultados dependerão da repetição dos seus hábitos, por isso não deixe de seguir uma rotina.

Fale com um profissional!

Mesmo com todas essas dicas, conversar com um profissional é essencial para entender as suas necessidades e limitações na busca pelos seus resultados.

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