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Tudo o que você precisa saber para criar hábitos (e para perdê-los também!)

Precisando estabelecer uma rotina mais saudável e produtiva? Então confira algumas dicas para moldar os seus hábitos e conquistar seus objetivos

Por: Redação14/03/2022Tempo de leitura: 4 mins

Pessoa com uma caneca de chá, um bowl de grãos para uma refeição saudável, folheando um livro sobre como criar hábitos

Dormir mais, fazer exercícios regularmente, começar uma dieta e praticar meditação: estes são alguns dos hábitos que muitas pessoas gostariam de adquirir. No entanto, para que isso seja possível, é preciso primeiro abandonar velhos costumes e mudar o seu mindset.

Quer saber como? A gente te mostra!

Como mudar seus hábitos e eliminar crenças limitantes?

Quantas decisões você já tomou sem refletir antes? Não consegue dormir sem olhar o celular? Precisa conferir, várias vezes, se realmente trancou a porta antes de sair de casa?

Todas essas situações de “piloto automático” são, na verdade, seu cérebro poupando energia e usando o conhecimento já adquirido para transformar ações repetidas em hábitos.

Um estudo feito pela Universidade de Duke, por exemplo, mostrou que os hábitos são responsáveis por aproximadamente 40% das nossas atitudes diárias. Bastante coisa, né?

Nesse sentido, criar e perder hábitos é essencial para se ter uma rotina mais produtiva, saudável e tranquila. Mas será que existe um passo a passo para atingir essas metas?

Segundo o psicólogo do Zenklub Iury Florindo, sim!

Como perder hábitos ruins?

Perder hábitos envolve, antes de qualquer outra coisa, aprender hábitos mais saudáveis.

“Primeiro, é preciso ter consciência dos motivos da mudança e entender como perder um determinado hábito pode ser benéfico para você. Além disso, é preciso saber quais hábitos saudáveis vão substituir os costumes insalubres e quais recursos você tem para a mudança. Isso inclui vários fatores como tempo, dinheiro e apoio das pessoas”, explica Iury.

Além disso, precisamos sempre lembrar que as mudanças são graduais.

“Quando pintamos uma parede uma única vez, conseguimos ver resquícios da antiga cor. Com nosso comportamento é a mesma coisa, em alguns momentos conseguimos ver pedaços dos antigos hábitos em nossas vidas e isso é natural. Dessa forma, é preciso seguir em frente e aplicar quantas camadas de tinta forem necessárias”, finaliza Iury.

Como criar hábitos saudáveis?

Quando falamos de hábitos, nos referimos a atividades feitas com consistência. Ou seja, criar um hábito significa aprender algo novo e ser consistente em sua prática. 

“Também devemos levar em consideração como certas mudanças podem ser positivas em nossas vidas e elaborar estratégias graduais. No começo de um novo hábito, a frequência é muito mais importante do que a intensidade. Por exemplo, é melhor estudar inglês três vezes na semana, por quarenta minutos, do que estudar seis horas em um único sábado. Precisamos visualizar uma rotina real e dentro das nossas possibilidades”, afirma o especialista.

Alguns hábitos são mais difíceis de serem superados do que outros?

Segundo Iury, é difícil classificar quais são os hábitos mais difíceis de perder ou abandonar. Isso depende de muitos fatores. No entanto, podemos dizer que os hábitos que as pessoas, normalmente, mais gostariam de perder são sedentarismo, má alimentação e tabagismo.

Como preparar o mindset para uma nova rotina?

É importante que as pessoas tentem compreender a ideia de mindset como um “agir em direção aos nossos valores pessoais”, ou seja, ir de encontro ao que é importante para nós.

Ou seja, é preciso visualizar como queremos viver nossas vidas. 

“Se pergunte: estou indo no caminho certo? Depois disso, tenha em mente quais escolhas podem levar você à uma vida que faça mais sentido, aproxime-se delas o quanto puder e lembre-se de ser gentil consigo mesmo quando sentir que errou”, aconselha Iury.

Como ser flexível consigo mesmo e reconhecer seu sucesso ou perdoar seu fracasso?

Ser flexível é essencial para a aprendizagem de novos hábitos. 

“Eu gosto de dizer que disciplina é diferente de rigidez. A disciplina é um processo lento, em que reconhecemos nossos limites e olhamos para nossos erros, sempre tentando melhorar. Já a rigidez age como uma voz interna que nos critica e cria um sentimento de culpa sempre que algo não sai como gostaríamos. Como resultado, a disciplina inclui o erro e nos leva ao progresso saudável e a rigidez pune os fracassos e nos faz desistir”, argumenta.

Criar (ou perder) hábitos é superimportante, inclusive, para começar a se alimentar melhor ou finalmente entrar naquela rotina de exercícios que você sempre quis. No Smart Fit app, você conta com um planejamento e pode fazer todo o acompanhamento do seu treino, por exemplo. O Smart Fit Nutri também te ajuda a ter um contato mais próximo com um nutricionista para mudar os seus hábitos alimentares.

Mas é claro que, se você estiver com dificuldades ou não souber por onde começar, conte com a ajuda de um psicólogo. Esse profissional é a melhor pessoa para auxiliar nesse processo e te mostrar como ser gentil consigo mesmo nessa jornada.

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