Smart Fit News
Smart Fit News » Saúde » Asma e exercícios físicos

Asma e exercícios físicos

Ao contrário do que muitos pensam, é indicado se exercitar com a condição, mas são necessários cuidados

Por: Larissa Serpa28/04/2022Tempo de leitura: 3 mins

Imagem mostra homem malhando

Chiado, tosse seca, falta de ar, sensação de pressão no peito: esses são alguns dos sintomas mais comuns da asma, doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

A condição é crônica (ou seja, não tem cura), mas pode ser mantida sob controle, tendo alívio e até mesmo desaparecimento dos sintomas. 

“O tratamento da asma não é somente baseado em medicamentos. A mudança no estilo de vida, perda de peso e afastamento dos gatilhos são essenciais para o controle da doença”, pontua a médica pediatra especializada em alergias Camilla Pereira, de Curitiba (PR).

A prática de exercícios físicos é um dos pilares do tratamento e a gente explica por que a seguir.

De olho no peso corporal

Diversos estudos demonstram que indivíduos obesos ou com sobrepeso que têm asma sentem uma grande melhora do quadro ao reduzir o peso corporal

Ainda não se sabe exatamente como isso se associa, mas tudo indica que tem a ver com a predisposição ao estreitamento dos brônquios, comum em indivíduos obesos, segundo dados da Aya Tech, empresa brasileira de desenvolvimento de produtos inovadores para as áreas de saúde. 

Além disso, pessoas com sobrepeso também têm mais inflamação do tecido adiposo, o que aumenta a resposta inflamatória nas vias aéreas, estimulando as crises de asma

Melhores exercícios para asma

Parece contra-intuitivo apostar nos exercícios de cardio, já que eles cansam mais e nos deixam “esbaforidos” com maior frequência, mas eles são os mais indicados para quem sofre da condição.

“Hoje, estudos apontam os exercícios aeróbicos como chave fundamental neste processo de melhoria. Isso porque eles aumentam significativamente o condicionamento físico de quem pratica, com evidências até apontando a melhoria da inflamação pulmonar”, explica a professora da Smart Fit Vivi Ferreira.

Além disso, esportes que envolvem pequenas explosões de esforço (como vôlei ou lutas marciais) também são bons pelos mesmos motivos.

A natação também é uma boa escolha porque você normalmente respira bastante ar quente e úmido enquanto faz isso, o que é ótimo para seu sistema respiratório.

Piores exercícios para asma

Atividades que envolvem longos períodos de esforço, como futebol ou corrida de longa distância podem não ser tão fáceis. 

Além disso, esportes de clima frio, como hóquei no gelo, esqui e patinação no gelo, podem representar desafios — mas muitas pessoas com asma são capazes de participar plenamente dessas atividades quando têm um condicionamento muito bom e acompanhamento médico.

O que devo fazer para evitar uma crise de asma quando me exercito?

Ainda que você escolha as melhores atividades, você ainda pode ter algumas crises quando seu condicionamento ainda não se adaptou.

Por isso, antes de iniciar um programa de exercícios, converse com seu médico. Ele irá ajudar a decidir quais atividades são melhores para você nesse início.

Além disso, o médico pode indicar que você sempre use seu medicamento para asma pré-exercício (mais comumente, broncodilatadores inalados).

No mais, não pule nunca o aquecimento e tenha um bom período de resfriamento após o exercício.

Se você tem asma alérgica, evite se exercitar ao ar livre quando as contagens de pólen ou poluição do ar estiverem altas.

O que devo fazer se tiver um ataque de asma durante o exercício?

A broncoconstrição induzida por exercício pode acontecer se você tem asma ou não. É quando suas vias aéreas se contraem e você tem sintomas de asma durante o exercício, como:

  • Tosse
  • Chiado
  • Aperto no peito
  • Falta de ar

Se isso acontecer com você, pare imediatamente e, se indicado previamente por seu médico, use o inalador. Se os sintomas não melhorarem, ligue para emergência.

Leia também

Conheça os planos da Smart Fit
TAGS:

Siga a Smart no insta

Instagram @smartfit
Instagram @smartfit
Instagram @smartfit
Instagram @smartfit