Como fazer aquecimento: 5 exercícios para começar o treino
Preparar o corpo 10 minutos antes do treino pode fazer a diferença nos seus resultados
06/07/2020 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Diego Mendes
Toda máquina precisa de manutenção para que funcione bem por muito tempo. Bom, o mesmo acontece com o nosso corpo: ele requer cuidado para que tenha o melhor desempenho (e evite lesões e desgastes). Por isso, saber como fazer aquecimento pode ser a diferença para os seus resultados e constância a longo prazo!
O que é o aquecimento?
Como o próprio nome sugere, o aquecimento é o aumento da temperatura corporal e da circulação sanguínea para nutrir os músculos que serão usados na atividade física.
“O aquecimento prepara o corpo para a atividade. Elevar a frequência cardíaca e melhorar a mobilidade articular são importantes para o bom desempenho do exercício”, explica Amanda Silva, profissional de educação física e consultora do Smart Fit Coach (serviço de atendimento online com personal trainer da Smart Fit) .
Além disso, para ter resultados é preciso manter a constância dos treinos, por isso que evitar lesões – e o tempo que você ficaria parado por conta delas – é fundamental para a sua evolução.
Como fazer aquecimento?
De maneira bastante simples, o aquecimento compreende alguns exercícios com carga menor do que a habitual por um tempo determinado, a fim, justamente, de preparar o corpo para a atividade em si. De modo geral, 10 minutos, em média, já são suficientes para que o corpo sinta os benefícios dessa prática.
Alongamento estático ou dinâmico?
Mas como se aquecer corretamente? Qual a melhor opção de movimento para garantir o bem-estar geral do corpo para a prática do exercício físico?
Na hora de aquecer o corpo, aposte no alongamento dinâmico, aquele que você repete os movimentos algumas vezes de maneira rítmica. “Ele pode levar a um aquecimento mais completo e eficaz”, explica Páblius Staduto Braga, médico do esporte do Centro de Medicina Especializada do Hospital Nove de Julho.
De acordo com Amanda, justamente por terem como característica o movimento, os exercícios dinâmicos melhoram a amplitude articular e a flexibilidade. “No movimento estático você permanece parado, promovendo o alongamento dos tendões e músculos”, pontua Amanda. Dica: invista em movimentos estáticos após o treino, já que ajudam a relaxar a musculatura.
5 exercícios para o seu aquecimento
Para você adicionar hoje mesmo o aquecimento à sua rotina de treinos, Amanda separou 5 exercícios que você pode fazer em casa – ou em qualquer lugar – sem precisar de qualquer equipamento.
Como fazer esse aquecimento: realize de 10 a 15 repetições de cada movimento ou, se preferir, faça cada um deles por 30 a 45 segundos. Para garantir os 10 minutos recomendados, basta repetir a série.
1. Corrida no lugar
Como fazer: É a corrida sem deslocamento. Então, basta correr no lugar alternando os braços e as pernas.
2. Deslocamento lateral
Como fazer: Dê pequenos saltos para um lado e para o outro. Para reduzir o impacto, você pode dar um passo largo para um lado e para o outro.
3. Rotação de tronco
Como fazer: com as pernas afastadas, gire o tronco para os lados tirando o calcanhar do chão.
4. Polichinelo
Como fazer polichinelo: salte afastando as pernas para as laterais e, simultaneamente, levando os braços acima da cabeça.
5. Polissapato
Como fazer: ao invés de afastar os pés para a lateral, você deve alternar braços e pernas para frente e para trás.
Vamos de desafio?
Quer mais intensidade no aquecimento? Dê o play no desafio Smart!
Agora, é só colocar essas dicas em prática e treinar com mais qualidade.
Continue por aqui 🙂
- Detalhes que fazem a diferença no treino
- Como ganhar músculos de uma vez por todas?
- Os melhores exercícios para emagrecer
Dica extra!
Ganho de massa magra, performance, emagrecimento… Não importa o objetivo, quando tomamos a decisão de seguir uma rotina de exercícios físicos, queremos algo em comum: o resultado. E a Smart Fit pode te ajudar a chegar lá! Confira a academia mais perto de você e os planos disponíveis.