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Creatina: o que é e para o que serve

Você sabia que a creatina é ideal para exercícios de alta intensidade e curto prazo? Descubra tudo o que você precisa saber sobre esse composto

Por: Redação20/04/2022Tempo de leitura: 3 mins

Imagem mostra scoop cheio de creatina, com a substância espalhada por uma superfície

Por definição, a creatina é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo, nos rins e no fígado. Ela tem a função principal de fornecer energia para o músculo, favorecendo assim o desenvolvimento de fibras musculares e resultando, entre outras coisas, no ganho de massa muscular, melhora do desempenho físico e diminuição de lesões.

Mas como ela influencia, de fato, no seu corpo? É o que nos explica a nutricionista do Smart Fit Nutri e pós graduada em MBA Gestão em Saúde Gabriela Rodrigues. 

Primeiramente: o que é a cretina?

“A creatina é um nutriente que possui duas fontes principais: a produção natural, feita pelo nosso corpo no fígado, pâncreas e rins, a partir de três aminoácidos: glicina, arginina e metionina e a fonte alimentar, sendo que esse nutriente pode ser encontrado, principalmente, em alimentos de origem animal como carnes e peixes”, explica Gabriela.

No entanto, é preciso ressaltar que o nosso corpo produz uma quantidade limitada de creatina, de aproximadamente 1g por dia, que pode ser complementada pela alimentação.

Para que serve a creatina?

De forma geral, a creatina é um suplemento muito utilizado pelos praticantes de atividades físicas,  principalmente por quem quer ganhar massa, força e aumentar o peso corporal.

“Isso porque ela garante uma melhora no desempenho, otimizando a recuperação no pós-treino e ajudando os praticantes a terem mais energia e performance. Ela também diminui o risco de lesões e melhora o funcionamento do metabolismo”, explica Gabriela.

Qual é a função da creatina no organismo? 

Como citado anteriormente, a creatina tem como função fornecer energia para o músculo e favorecer o desenvolvimento das fibras musculares. Resultando assim no ganho de massa muscular, e na melhora da performance. Ela também tem efeito crônico e não agudo, logo, sua ingestão deve ser contínua e diária, podendo ser utilizada em qualquer momento do dia.

Quais são os benefícios desse nutriente?

Entre as vantagens da creatina podemos citar:

  • Melhora da performance nos treinos;
  • Otimização da recuperação muscular;
  • Redução das lesões;
  • Aprimoramento da cognição;
  • Retardo da fadiga mental.

“Portanto, a creatina é um nutriente seguro e efetivo. Sendo indicada para praticantes de atividades físicas e atletas que buscam melhorar o desempenho e performance durante os exercícios físicos. Além disso, a creatina também é de grande valia para os idosos, isso porque ela ajuda a manter a massa magra e qualidade de vida”, garante a nutricionista.No entanto, vale ressaltar que essa substância é contra indicada para lactantes, gestantes e menores de 18 anos. “Quem for fazer o uso da creatina deve verificar se a empresa fabricante possui uma certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bem como ter uma boa ingestão de água para evitar problemas renais”, finaliza Gabriela.

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