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Pé de moleque fitness para não sair da dieta

Pé de moleque não pode faltar na festa junina, né? Essa receita tem um preparo em uma versão saudável, para você comer e não sair da sua dieta.

Por: Redação20/06/2022Tempo de leitura: 4 mins

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História do pé de moleque

Pé de moleque

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Recipe by Caroline Course: Receitas, Reeducação Alimentar, Sem Culpa, Vegetarianismo
Porções

6

porções
Tempo de preparação

10

minutes
Tempo de cozimento

20

minutes
Calorias

240

kcal

Essa receita de pé de moleque mais saudável para você comer e não sair da sua dieta.

Ingredients

  • 1 xícara de chá de amendoim torrado sem pele e sem sal para a base do pé de moleque

  • 4 colheres de sopa de açúcar demerara

  • 2 colheres de sopa de mel ou melado

  • 2 colheres de sopa de semente de abóbora ou girassol

Directions

  • Em uma panela coloque o mel e o açúcar e mexa até virar uma calda, sempre em fogo baixo. Quando o açúcar derreter e a calda atingir a cor de um chá escuro coloque o amendoim e a semente de girassol. Mexa, ainda em fogo baixo por 10 minutos até tudo estiver bem incorporado.
  • Unte uma assadeira com manteiga ou óleo de coco e coloque a mistura do amendoim. Com um pedaço de plástico filme pressione bem, em seguida leve para a geladeira por  20 min.
  • Retire da assadeira, corte em quadrados ou sirva em pedaços quebrados.

Recipe Video

A receita que deu origem ao pé de moleque chegou à Europa na Idade Média, levada pelos árabes em suas incursões à Península Itálica e à Península Ibérica.

Aqui no Brasil esse doce é especialmente consumido nas típicas festas juninas. O amendoim é presente nos festejos em homenagem a São João e Santo Antônio e por esse motivo que o pé de moleque foi incluído no cardápio.

Não há nenhuma lei que diga que o pé de moleque não pode faltar, mas seria um crime não o ter para degustação e consumo.

Pé de moleque na dieta

A fabricação tradicional do doce aqui no Brasil, se dá através da mistura de amendoins torrados e moídos, misturados a uma rapadura previamente derretida.

Mas convenhamos que por ser só feito de açúcar e amendoim, a receita tradicional é bem calórica.

Pensando nisso, trouxemos hoje essa receita de pé de moleque saudável para você poder consumir na sua dieta e não estragar seus resultados.

Além disso, por conter semente de abóbora na preparação, também agrega benefícios em função das fibras e nutrientes importantes para o corpo.

O amendoim representa uma grande quantidade de proteína vegetal. Possui gorduras do bem, como o ômega 6 e 9, que são presentes exclusivamente em oleaginosas.

O principal ingrediente do pé de moleque

Por ser rico em vitaminas, minerais e possuir ação antioxidante, ele ajuda na prevenção de algumas doenças crônicas, como obesidade, diabetes e dislipidemia.

Possui uma boa quantidade de fibras que ajuda a controlar o peso, pois garante que a sensação de saciedade dure mais tempo, diminuindo a fome.

No entanto, para ajudar no emagrecimento, o amendoim precisa ser consumido na quantidade adequada de acordo com sua dieta.

Por ser rico em proteínas vegetais é benéfico para o desenvolvimento muscular, o amendoim também promove a recuperação e desenvolvimento muscular.

A melhor forma de ingestão do amendoim são opções in natura, ou minimamente processadas, com ou sem casca.

Esse cuidado é necessário porque os amendoins ultra-apressados, geralmente, levam em sua lista de ingredientes gorduras saturadas e hidrogenadas, prejudiciais às artérias do coração.

O amendoim é versátil e vai bem em preparações doces e salgadas, podendo entrar na dieta, com moderação, em vários momentos do dia.

Formas de utilizar o amendoim na dieta

O amendoim cru pode ser consumido em forma de petisco, já que irá garantir todos os seus nutrientes e minerais.

Mas ainda, a melhor maneira de consumi-lo para aproveitar melhor os nutrientes e reduzir os fatores antinutricionais é torrado.

O amendoim pode ser usado em forma de farinha ou em pasta para receitas de bolos, biscoitos, preparações culinárias e receitas.

Podem ser usados para comidas de festa junina doces como a paçoca, pé de moleque e o chá de amendoim.

O mel é rico em antioxidantes e possui propriedades nutritivas, trazendo vários benefícios para a saúde.

Benefícios do mel na dieta

É capaz de proteger as células do envelhecimento precoce e regular os níveis de triglicerídeos e colesterol. Dessa forma, diminui o risco e acúmulo de gordura nas artérias e o desenvolvimento de doenças cardíacas.

No entanto, mesmo com todos esses benefícios o mel deve ser consumido com moderação, já que ainda é rico em calorias e açúcar.

E o açúcar quando excesso pode contribuir para o ganho de peso e desregulação dos níveis de açúcar no sangue.

O mel também é ótimo para reduzir a inflamação e inchaço da garganta e dos pulmões, sendo eficiente ainda nos casos de gripe e resfriado, melhorando o sono.

Além disso, pode ser uma ótima opção para tratar úlceras, feridas e lesões, pois combate as bactérias e ajuda na regeneração dos tecidos.

Nas receitas o mel pode ser adicionado em sucos, chás, vitaminas, doces, biscoitos ou outras preparações culinárias.

Na hora de comprar, dê preferência ao mel puro de cultivo orgânico, já que o mel industrializado vendido em supermercados costuma ter outros ingredientes, como aditivos e edulcorantes.

Consulte sempre um de nossos nutricionistas para te ajudar a entender em qual momento melhor consumir o mel na sua dieta.

As sementes de abóbora são ricas em ômega-3, fibras, gorduras boas, antioxidantes e minerais como o ferro e o magnésio.

Benefícios da semente de abóbora para a saúde

Essas sementes podem ser incluídas na alimentação do dia a dia para melhorar o funcionamento tanto do cérebro quanto do coração.

As sementes de abóbora podem ser consumidas puras, sendo mais comum em saladas, ou utilizadas para o preparo de receitas.

Se você quer aprender a encaixar essa receita na sua dieta, converse com um de nosso nutricionistas do Smart Fit Nutri e tenha um plano alimentar personalizado.

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