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Paçoca Fit para comer sem culpa

Época de São João chegou e com isso está dada a largada das festas juninas. Para você não atrapalhar sua dieta, trouxemos essa receita de paçoca fit!

Por: Redação13/06/2022Tempo de leitura: 4 mins

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Paçoca e o Dia de São João

Paçoca fit

5 from 1 vote
Recipe by Caroline Course: sobremesaCuisine: low carbDifficulty: fácil
Porções

13

porções
Tempo de preparação

10

minutes
Tempo de cozimento

5

minutes
Calorias

117

kcal

É uma excelente opção para consumir de sobremesa ou para driblar a vontade de comer doce. Feita com ingredientes naturais e contendo muito sabor.

Ingredients

  • 1 xícara de chá de amendoim torrado e moído sem sal para base da paçoca

  • 2 colheres de sopa de adoçante xilitol ou adoçante de sua preferência

  • 2 colheres de sopa de pasta de amendoim

  • 1 pitada de sal

Directions

  • Triture o amendoim no processador de alimentos até virar uma farinha não muito fina. Coloque a pasta de amendoim, o adoçante e o sal e bata até virar uma farofa grossa.
  • Modele as paçocas com o formato que desejar
  • Leve na geladeira por cerca de  2 horas para dar textura e está pronta

Recipe Video

O Dia de São João é comemorado anualmente, em 24 de junho, para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo.

As festas de São João, também conhecidas com festas juninas são marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras.

Os símbolos mais utilizados nessas comemorações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão e a quadrilha.

Além disso, nessa comemoração, a quadrilha é a dança típica e os dançarinos vestem-se com roupas caipiras para se caracterizarem.

O Dia de São João também é marcado pela culinária, com várias comidas e doces típicos, entre eles, a paçoca é muito famosa.

No Brasil o consumo da paçoca aumenta nessa época de São João. Esse doce é característico da culinária caipira, especialmente mineira e paulista, mas também faz sucesso entre os nordestinos.

As oleaginosas são proteínas vegetais famosas por terem em sua composição nutrientes importantes para o organismo.

Oleaginosas e seus benefícios

Dentro da família das oleaginosas temos a castanha-do-pará, de caju, amêndoa, macadâmia e o amendoim.

Possuem minerais como o zinco, magnésio, ferro, potássio e vitaminas do complexo B e E, além de compostos antioxidantes.

São boas fontes de ômegas 3, 6 e 9, contendo quantidades excelentes de fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Além disso, elas atuam no fortalecimento do sistema imunológico, no controle dos níveis de açúcar no sangue e na saciedade.

Lembre-se de consumir com moderação e nos horários de maior estresse, já que essa preparação eleva os nossos níveis de serotonina que é o hormônio da felicidade.

O amendoim representa uma grande quantidade de proteína vegetal. Possui gorduras do bem, como o ômega 6 e 9, que são presentes exclusivamente em oleaginosas.

O principal ingrediente da paçoca

Por ser rico em vitaminas, minerais e possuir ação antioxidante, ele ajuda na prevenção de algumas doenças crônicas, como obesidade, diabetes e dislipidemia.

Possui uma boa quantidade de fibras que ajuda a controlar o peso, pois garante que a sensação de saciedade dure mais tempo, diminuindo a fome.

No entanto, para ajudar no emagrecimento, o amendoim precisa ser consumido na quantidade adequada de acordo com sua dieta.

Por ser rico em proteínas vegetais é benéfico para o desenvolvimento muscular, o amendoim também promove a recuperação e desenvolvimento muscular.

A melhor forma de ingestão do amendoim são opções in natura, ou minimamente processadas, com ou sem casca.

Esse cuidado é necessário porque os amendoins ultra processados, geralmente, levam em sua lista de ingredientes gorduras saturadas e hidrogenadas, prejudiciais às artérias do coração.

O amendoim é versátil e vai bem em preparações doces e salgadas, podendo entrar na dieta, com moderação, em vários momentos do dia.

Formas de utilizar o amendoim na dieta

O amendoim cru pode ser consumido em forma de petisco, já que irá garantir todos os seus nutrientes e minerais.

Mas ainda, a melhor maneira de consumi-lo para aproveitar melhor os nutrientes e reduzir os fatores antinutricionais é torrado.

O amendoim pode ser usado em forma de farinha ou em pasta para receitas de bolos, biscoitos, preparações culinárias e receitas.

Podem ser usados para comidas de festa junina doces como a paçoca, pé de moleque e o chá de amendoim.

Uma unidade de paçoca possui em torno de 110 calorias e não contém uma quantidade grande de açúcar.

Forma de incluir a paçoca na dieta

O problema no consumo da paçoca é a quantidade, por ser difícil consumir uma unidade e ficar satisfeito.

Um alimento isolado não é capaz de gerar aumento de peso e sim, o consumo excessivo na dieta como um todo.

Ao trocar as calorias de outros alimentos pela da paçoca, e manter o déficit calórico da sua dieta (menor quantidade de calorias), você pode, inclusive, emagrecer comendo doce.

Além disso, encaixar a paçoca antes do treino pode ser ótimo para aumentar a performance. A paçoca possui rápida absorção, o que fornece energia rapidamente para o corpo.

O ideal é que seja consumida até 30 minutos antes do treino para obter pico de energia durante a pratica de exercício físico.

Para saber a quantidade adequada e o melhor momento para se consumir a paçoca, é indicado passar em consulta nutricional e ter um plano alimentar exclusivo para sua rotina.

O nutricionista é o melhor profissional para te orientar o momento e quantidade de paçoca que você deve consumir de acordo com as necessidades, rotina e biotipo corporal.

Dica!

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