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Conheça os benefícios da cenoura e por que você deve incluir no cardápio

Conheça os benefícios da cenoura para sua saúde e descubra uma excelente dica para o pré-treino

Por: Redação11/05/2022Tempo de leitura: 3 mins

Variar o cardápio e incluir a maior diversidade possível de frutas, verduras e legumes em nossa alimentação diária é uma sugestão unânime entre os especialistas. Quem não lembra da indicação do prato colorido? E hoje trazemos informações sobre um vegetal que tem papel importantíssimo nesse cenário. Você conhece todos os benefícios da cenoura? Confira as dicas da nossa nutri!

Qual sua importância para a saúde?

Segundo a nutricionista do Smart Fit Nutri Gabriela Rodrigues, a cenoura é um vegetal da família dos carotenóides, substância presente em frutas e vegetais de cor amarelada. Ela também é um dos vegetais mais consumidos ao redor do mundo e tem diversas propriedades funcionais, entre elas, a de ser fonte de atividade pró-vitamina A, além de ter função antioxidante. 

Estudos apontam que o consumo de alimentos carotenóides, como a cenoura, está inversamente relacionado à maior incidência de doenças cardiovasculares, câncer, catarata, diabetes, entre outras.

Outros benefícios no consumo de cenoura estão relacionados a ela ser um alimento com boa quantidade de fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino. “Apesar de ter um valor considerável de carboidratos, contém baixo valor calórico, tornando uma opção leve para ser consumida ao longo do dia, trazendo saciedade”, comenta a nutri. Além disso, sua função antioxidante também traz diversos benefícios para a saúde da pele e intestino.

Como incluir na rotina?

Como a cenoura é uma hortaliça muito acessível, pode ser uma excelente opção para lanches rápidos, já que também pode ser consumida crua. Inclua em suas saladas ou como guarnição do almoço e jantar — versões mais comuns no dia a dia.

Além disso, varie nos formatos! “Cortá-la em cubos ou palitos, utilizar ralada, fatiada ou em rodelas, a torna mais prática para ser consumida no dia a dia”, lembra Gabriela. A inclusão da cenoura ainda pode ser feita através de sucos puros ou misturados com frutas (como a laranja) e até em receitas, como de bolos.

Sempre que possível, opte pela versão in natura (crua), pois ela é a melhor opção para aproveitar todos os nutrientes que a cenoura oferece. Se for orgânica, basta lavar bem e a casca também poderá ser consumida. Caso seja consumida na forma cozida ou assada, o ideal é não cozinhar ou assar por um período longo, para que não haja perdas de seus nutrientes. 

Dê um boost no seu pré-treino!

A cenoura é recomendada principalmente no pré-treino. Gabriela conta que “acrescentar a cenoura em um suco de laranja, pode fornecer energia imediata para o treino, proveniente do carboidrato da cenoura e do açúcar natural da laranja”. E ainda fica uma delícia!
Para aproveitar ainda mais essa dica, a nutricionista preparou uma dica especial. Experimente essa receita deliciosa! 

SUCO FUNCIONAL DE CENOURA

Ingredientes

  • 1 cenoura
  • 1 rodela de abacaxi
  • 1 colher de sopa de chia e flocos de quinoa
  • 200 ml de água

Modo de preparo

Coloque no liquidificador a cenoura picada, a rodela de abacaxi, a mistura de chia, quinoa e a água. Bata bem e beba na hora. Importante não coar o suco.

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