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Alimentos bons e baratos: 6 opções para adicionar à lista de compras

Confira as dicas de uma nutricionista e melhore a sua alimentação sem sacrificar o bolso

29/07/2020Tempo de leitura: 4 mins

Por: Thieny Molthini

6 alimentos bons e baratos

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Comer bem não precisa ser difícil e, muito menos, pesar no bolso. Conversamos com uma nutricionista e separamos 6 alimentos bons e baratos para você incluir à sua rotina e ter uma alimentação mais saudável e nutritiva.

6 alimentos bons e baratos

Abaixo, você confere a lista de alimentos bons e baratos que a nutricionista do Smart Fit Nutri (aplicativo com consulta online e chat com especialistas) Karina Costa preparou.

1. Alface

alimentos bons e baratos _ alface
Foto: Shutterstock

“A alface tem poucas calorias, é rica em fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino, e tem efeito calmante no organismo”, explica a nutricionista.

Além de ser fácil de encontrar, é excelente para o almoço, jantar e lanches intermediários, sendo uma ótima opção para compor sanduíches naturais.

Na hora de escolher, prefira os maços com folhas inteiras, sem áreas escuras e com aspecto fresco.

“A banana é rica em vitaminas do complexo B, ajudando a dar energia e sendo benéfica para o sistema nervoso. No mais, é fonte de potássio, mineral importante para a prevenção de cãibras”, conta Karina.

2. Banana

alimentos bons e baratos _ banana
Foto: Shutterstock

Por ser muito versátil, pode ser consumida pura, com pasta de amendoim, algum cereal (como aveia, linhaça e chia) ou, ainda, compondo vitaminas, smoothies e outras receitas. “Você também pode fazer uma panqueca de banana ou usar em receitas de bolos integrais”, acrescenta.

Consuma no café da manhã, como lanche intermediário ou sobremesa.

Na hora de escolher, fique de olho nas suas cascas: quanto mais manchinhas pretas, mais madura ela está. Evite também bananas com cascas rachadas.

Nosso terceiro alimento bom e barato é rico em ferro, responsável por prevenir doenças como a anemia, além de conter uma pequena quantidade de proteína vegetal.

3. Feijão

alimentos bons e baratos _ feijão
Foto: Shutterstock

“Como temos uma diversidade grande de feijões, eles podem ser combinados com uma fonte de carboidrato (arroz, por exemplo) ou saladas frias”, sugere a especialista.

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“O ovo é rico em proteína, além de conter boa quantidade de biotina, que é responsável pela saúde da pele, unhas e cabelos. Sua gema também é fonte de colina, vitamina essencial para a memória”, aponta Karina.

4. Ovo

para incluir na rotina_
ovos
Foto: Shutterstock

Consuma no almoço e no jantar. Mas também considere como opção de pós-treino. “Por ser rico em proteína, ajuda na recuperação muscular”, explica.

Na hora de escolher, observe a casca do ovo: não compre se houver rachaduras, perfurações ou se a sua cor não for uniforme.

Fonte de proteína, a sardinha é o quinto alimento bom e barato listado pela Karina. “Por ser rica em ômega 3 [gordura boa que ajuda na saúde cardiovascular] e conter boa quantidade de coenzima Q10, ela beneficia o desempenho físico e previne o envelhecimento precoce das células [o que pode impedir que elas realizem as suas funções corretamente, além de poder estar relacionado a alguns tipos de câncer e, por fim, a alteração do aspecto da pele, como rugas e linhas de expressão]”, comenta a especialista.

5. Sardinha

alimentos bons e baratos_sardinha
Foto: Shutterstock

Na hora da compra, a melhor opção é a sardinha in natura, encontrada nas peixarias. Se optar pela versão enlatada, dê preferência para as que são armazenadas em óleo.

Se for in natura, a sugestão da nutricionista é fazer uma sardinha escabeche (uma espécie de refogado). Caso opte pela sardinha enlatada, você pode aproveitar em patês caseiros, lanches naturais e tortas. “Quando for consumir, descarte o óleo, coloque em uma peneira e passe em água corrente. Dessa forma, você diminuirá o teor de mercúrio presente na sardinha”, orienta a nutricionista.

“Por ser uma boa fonte de carboidratos, a tapioca garante energia. Além disso, é um alimento muito versátil, sendo uma excelente opção para os celíacos, pois não contém glúten”, comenta Karina.

6. Tapioca

tapioca
Foto: Shutterstock

Você encontra a tapioca em pacotes (no mercado) ou a granel (em casas de produtos naturais). Em ambos os casos, verifique se está bem seca e com a coloração branca. No mais, atente-se à data de validade.

Coma a tapioca com recheios doces (como pasta de amendoim, frutas e geleias sem açúcar) ou salgados (ovo mexido, queijo branco, frango desfiado e hommus, por exemplo). Se, antes de ir ao fogo, for combinada com ovo, vira uma crepioca, que também pode ser consumida na forma doce ou salgada.

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