Smart Fit News
Smart Fit News » Nutrição » Benefícios da banana para incluir a fruta na dieta

Benefícios da banana para incluir a fruta na dieta

A fruta é rica em potássio, que evita cãibras, e é fonte de carboidratos saudáveis o que a torna ideal para um lanche de pré-treino

06/03/2020Tempo de leitura: 3 mins

Redação Por: Redação

benefícios da banana

Conheça o app de nutrição da Smart Fit

O Brasil é privilegiado quando falamos da diversidade de frutas. Só da banana são cinco tipos: a banana prata, banana maçã, banana da terra, banana ouro e banana nanica. Embora se diferenciem pelo formato e sabor, o valor nutricional pouco varia quando falamos de benefícios da banana.

De modo geral, devemos ingerir de três a cinco porções de frutas diariamente (sendo uma banana igual a uma dessas porções), como lembra a nutricionista Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e coordenadora de nutrição do Grupo Bio Ritmo, de São Paulo, que devem ser variadas idealmente. “Duas bananas por dia é a quantidade ideal”, diz. E a fruta guarda poucas calorias: uma banana prata grande tem em média 60 kcal.

Benefícios da banana

A seguir elegemos os principais benefícios da banana para convencê-lo de incluir mais porções dessa fruta no cardápio.

“Isso evita picos de açúcar no sangue e mantém estável o nível de energia do corpo”, explica Fúlvia. Quando metabolizados, os carboidratos da banana garantem combustível para as células do organismo funcionarem a todo vapor, o que torna a fruta um ótimo pré-treino, principalmente para atividades de resistência, que pedem energia por tempo prolongado.

A banana tem baixo índice glicêmico

O mineral acalma o sistema nervoso e relaxa os músculos, o que é especialmente benéfico para atletas, que sofrem com cãibras. O potássio também ajuda o organismo a eliminar o excesso de sódio, favorecendo a estabilidade da pressão arterial.

Potássio, um bom amigo dos músculos

Entre os benefícios da banana está a presença da vitamina C. “Ela ajuda a absorção de ferro tipo não-heme, encontrado em vegetais como couve e espinafre”, diz Renata Faria Amorim, nutricionista da All Clinik, do Rio de Janeiro. Dentre as demais vitaminas temos a B6. Associada ao magnésio, mineral abundante na banana, produz o triptofano, um aminoácido que o nosso corpo não é capaz de produzir e tem ação protagonista na sintetização da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar.

A banana é cheia de vitaminas

“Sim. Mesmo pessoas que fazem restrição no consumo de açúcar, podem ingerir a fruta”, atesta Fúlvia. “A banana é rica em frutose, mas a glicose é bem aceita pelo organismo”.

Quem está de dieta pode comer banana?

Já pessoas com algum tipo de intolerância, que precisam restringir potássio da dieta por algum desequilíbrio ou pacientes renais, devem evitar o consumo exagerado da fruta.

Aproveite os benefícios da banana com uma receita simples e deliciosa.

Receita rápida e nutritiva com banana

Panqueca light de banana

Ingredientes:
1 Banana
1 Ovo
Canela a gosto
2 colheres de sopa de farelo de aveia ou farinha de amêndoa

Modo de preparo:
Amasse a banana e misture tudo em um recipiente. Aqueça a frigideira e prepare as panquecas.

Dica Bônus!

Se você quer saber como incluir a banana na sua alimentação da melhor forma para a sua rotina e biotipo corporal.

Agende uma consulta com um de nossos nutricionistas do Smart Fit Nutri e tenha uma alimentação equilibrada sem restrição.

Leia também

QUERO POTENCIALIZAR MEUS RESULTADOS
Redação
Redação

Leia Mais