Smart Fit News
Smart Fit News » Fitness » Nada de ficar parado, mesmo com o friozinho chegando! Conheça os benefícios dos exercícios no outono

Nada de ficar parado, mesmo com o friozinho chegando! Conheça os benefícios dos exercícios no outono

A queda da temperatura pode dar aquele empurrãozinho a mais nos resultados dos seus exercícios

Por: Redação15/03/2022Tempo de leitura: 3 mins

Benefícios dos exercícios no outono | Foto: Pexels

Com a chegada do outono e inverno, estações mais frias, é muito comum a vontade de ficar na cama mais uns minutinhos aumentar e parecer difícil marcar presença na academia. Mas a gente tem uma dica importante aqui: esse é exatamente o momento em que você deve ir. 

Benefícios de praticar exercícios no frio 

Com o clima mais fresquinho, nosso corpo quer tentar se aquecer… e aí já dá para saber onde a gente quer chegar, né? Queimamos mais calorias. Por isso, outono e inverno são estações que trazem um clima ideal para se exercitar. E esse é só o começo dos benefícios dos exercícios no outono.

Segundo o Hcor, colocar o corpo em movimento quando a temperatura estiver mais baixa também diminui as chances de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

E não para por aí! O friozinho deixa a gente com mais fome. Esse aumento do apetite acontece porque o corpo acelera o metabolismo para manter a temperatura,  melhorando  as chances de resultados na academia! Mas não pode contar só com essa ajudinha que o frio traz, hein? Também é importante manter uma alimentação balanceada e adequada. 

Dicas para praticar exercícios físicos quando estiver mais frio

1. Ao praticar exercícios no outono, não deixe de lado o aquecimento e o alongamento!

Quando nosso corpo está em repouso e o clima ameno, fica mais difícil alcançar a temperatura ideal para a prática de exercícios. Por isso, é muito importante contar com a ajuda do aquecimento e do alongamento, e evitar qualquer dor de cabeça!

2. Fique atento aos horários!

Já que está mais fresquinho, e as atividades físicas ao ar livre são mais convidativas. Por isso, Guilherme Micheski, gerente de departamento técnico da Smart Fit, explica: “é importante não escolher horários próximos ao meio-dia, porque o calor ainda é forte. Também fique atento às chuvas; ao anoitecer é um horário bastante indicado, principalmente para exercícios cardiorrespiratórios, como corridas”.

3. Hidratação (nunca pode esquecer!)

Não é porque agora está mais frio que o seu corpo deixou de perder água pela transpiração. Mesmo durante a prática em clima mais ameno, é muito importante atentar-se a hidratação.

4. As roupas devem continuar sendo leves! 

Mesmo que esteja mais frio e o seu primeiro impulso seja se agasalhar, para as práticas ao ar livre é melhor optar por roupas leves, com tecidos como poliamida. Isso porque, quando abafamos o nosso corpo, acabamos eliminando sais minerais em excesso, o que não é nada saudável. 

5. Faça da motivação a sua melhor amiga! 

Sabemos que, no outono e no inverno, a preguiça pode derrubar até o atleta mais dedicado, mas a nossa saúde e os bons resultados vêm quando mantemos a frequência o ano todo, não só quando está mais calor. Ficar parado quando o clima está mais ameno pode fazer com que o seu metabolismo fique mais lento e você aumente o consumo de calorias sem gastá-las. Foque nos seus objetivos e mantenha o movimento! 

E como última dica, Guilherme Micheski acrescenta: “faça o que você gosta, faça o que te dá prazer e te entrega resultado”. Afinal, essa é a melhor maneira de manter a motivação, não é?

Leia também

Vem treinar na Smart Fit!
TAGS:

Siga a Smart no insta

Instagram @smartfit
Instagram @smartfit
Instagram @smartfit
Instagram @smartfit