Smart Fit News
Smart Fit News » Fitness » Conheça os benefícios do alongamento

Conheça os benefícios do alongamento

Quer manter a amplitude dos movimentos? Diminuir a tensão muscular? Então, você precisa alongar!

Por: Redação20/10/2021

Benefícios do alongamento

Encontrar motivação para ir à academia malhar ou para uma aula coletiva, às vezes, é bem difícil. Imagina se colocar na conta aqueles minutinhos adicionais para fazer alongamento antes e depois do treino? Encostar as mãos nos pés, girar o tronco para esquerda, depois para direita…

Movimentos simples, mas poderosos. Repare que com o passar dos anos, exercitar-se foi ficando mais puxado – a gente fazia numa boa quando era criança, não é? Sem uma boa sessão de estica e puxa, o corpo pode sofrer com cãibras e parecer mais tenso do que nunca no dia seguinte. Por isso, da próxima vez em que você for praticar atividade física, não subestime os benefícios do alongamento. Listamos alguns deles aqui, com a ajuda de Amanda Galindo, professora da Smart Fit e consultora do Smart Fit Coach.

1. Antes do treino, o alongamento prepara o corpo

O alongamento reproduz, em menor intensidade, os movimentos dos exercícios regulares que você irá fazer. Isso aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e lubrifica as articulações – uma ajuda e tanto para melhorar o desempenho e prevenir lesões de uma só vez.

2. Alongar depois de se exercitar pode aliviar dores

Ao se comprometer em alongar após o treino, você ganha elasticidade e flexibilidade do tecido muscular e das articulações. Essa é a receita para aliviar a dor muscular que pode, eventualmente, dar as caras. “O alongamento faz com que as musculaturas trabalhadas consigam relaxar. Assim, você treina com total segurança e pode voltar no dia seguinte, plenamente recuperado”, diz Amanda.

3. Quer melhorar o seu humor? Alongue!

A mente e o corpo, como você sabe, estão intimamente conectados. E a ciência já evidenciou que, embora o cérebro seja responsável pelos comandos motores, o movimento do corpo pode afetar a maneira como o cérebro pensa e sente. Afinal, exercício físico melhora a saúde mental. O alongamento, em particular, pode reduzir o estresse emocional que costuma se manifestar em dores físicas.

4. Seu organismo funcionando direitinho

Por essa, você não esperava: o alongamento também faz uma massagem involuntária (mas muito benéfica!) nos órgãos internos, como intestino e pâncreas. Os movimentos feitos no intestino facilitam o percurso dos alimentos que você consome, enquanto no pâncreas, ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. Para as mulheres, um extra: alongar diminui cólicas menstruais.

Para fazer agora, em casa

Quer uma sequência de alongamento bem rapidinha para fazer sentado(a)? Siga o passo a passo! Cada movimento deve ser mantido por 30 segundos:

  1. Elevar o braço, encostar a mão nas costas. Repetir com o outro braço;
  2. Trazer o joelho para o peito e segurar. Repetir com o outro joelho;
  3. Encostar os dedos das mãos nos pés.
benefícios alongamento smart fit

Tudo sobre alongamento!

Quero fazer alongamento na Smart!
TAGS:

Siga a Smart no insta