Agachamento com salto: Como fazer?
Ele trabalha o corpo todo e ainda nos prepara para diversas modalidades esportivas. Veja as dicas!
16/05/2023 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Thais Szego
O agachamento é um dos exercícios mais usados para quem quer fortalecer pernas e glúteos. E uma excelente variação desse movimento é o agachamento com salto. “Ela trabalha diversas capacidades físicas diferentes, como força, coordenação motora, equilíbrio e potência, além de estimular bastante o sistema neuromuscular”, conta Bruno dos Santos Silva, gerente técnico da Smart Fit.
Como ainda melhora bastante a agilidade e a explosão, é uma ótima opção para quem pratica atividades como atletismo, futebol e basquete. Além disso, leva a um grande consumo de energia, contribuindo para a perda de gordura, aumenta a resistência cardiorrespiratória, proporciona ganho de força e recruta bastante os músculos do core, que compreendem a região do abdômen, lombar e quadril.
Como fazer agachamento com salto?
O exercício exige bastante do corpo, por isso, é indicado fazer um aquecimento antes de iniciá-lo.
Para realizar o movimento, comece em pé, com os pés separados na linha dos quadris. Faça o agachamento levando o quadril para trás, colocando o peso do corpo nos calcanhares.
Em seguida, use as plantas dos pés para fazer a impulsão para o salto, tirando os pés inteiramente do chão e estendendo os joelhos e os quadris.
Ao retornar ao solo, amorteça a queda com uma flexão de joelhos e quadris, dando início a um novo movimento, mantendo sempre as costas eretas. “Ao agachar, deixe as mãos entrelaçadas na frente do corpo e ao saltar, coloque-as na lateral do corpo, dessa forma elas auxiliam no equilíbrio durante o movimento”, o professor dá a dica. “Ao realizá-lo, fique atento, também, para não empinar muito os glúteos, desviar os joelhos para fora ou deslocar os pés além das laterais do corpo”, orienta Bruno.
Dica extra!
Além disso, você também pode contar com o Smart Fit Coach, app que oferece um consultor online de treino, focado no seu objetivo e condicionamento físico, para mais resultados, dentro da sua rotina. Conheça!
Este artigo foi útil para você?
Leia também: