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Benefícios do alongamento e do aquecimento antes da prática física

Sabemos que a falta de atividades pode prejudicar a saúde, mas os exercícios em excesso também fazem mal?

04/08/2022Tempo de leitura: 2 mins

Redação Por: Redação

Imagem mostra homem se alongando

Você sabe quais são os benefícios do alongamento e do aquecimento para o nosso corpo?

Praticar exercícios é uma forma saudável de cuidar do corpo, mas também exige cuidado ao fazer cada movimento, a fim de se evitar lesões, dificuldades ou dores.

Por isso é muito importante que antes – e muitas vezes depois – de qualquer prática como caminhada, musculação, corrida, jogos de futebol e outros, sejam feitos o aquecimento e o alongamento.

Isso porque tanto o alongamento quanto o aquecimento são fatores superimportantes nas práticas desportivas, já que aumentam a flexibilidade e preparam o corpo para o exercício que será realizado, deixando-o mais relaxado. Mas você sabe qual é a diferença entre eles?

Aquecimento 

O aquecimento é uma técnica praticada antes de realizar um exercício físico com o objetivo de aumentar gradativamente a intensidade física, elevando a temperatura corporal e a temperatura muscular e preparando o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e o desempenho, além de, é claro, prevenir as lesões na hora de fazer exercícios.

Alongamento

O alongamento é uma prática realizada com o objetivo de manter ou melhorar a flexibilidade corporal, principalmente a flexibilidade muscular. Quanto mais alongado for seu músculo, maior será o nível de flexibilidade, melhorando o seu movimento corporal para diversas práticas desportivas e proporcionando assim maior elasticidade para prevenir lesões.

Benefícios do alongamento 

Entre as vantagens do alongamento estão:

Melhora da postura

Alongar o corpo regularmente reduz a tensão muscular, melhorando a postura e evitando o desconforto que poderia surgir decorrente de uma postura incorreta.

Aumento da flexibilidade

Se os músculos estiverem flexíveis, o desempenho nas atividades é melhor. Além disso, os alongamentos ajudam a manter e recuperar a flexibilidade, que geralmente diminui com a idade, fazendo que você consiga movimentos mais amplos e um melhor equilíbrio

Ajudam no relaxamento e melhoram a circulação sanguínea

O alongamento alivia a tensão muscular, muitas vezes responsável por dores nas costas, no pescoço e na cabeça. Além disso, alongar relaxa o corpo e a mente, ajudando no alívio do estresse. Os alongamentos também aumentam o fluxo sanguíneo nos músculos, algo que é muito importante para a recuperação do corpo após lesões musculares.

No entanto, os praticantes devem ter cuidado na hora de alongar alguma região dolorida ou músculos que já foram lesionados. Para evitar agravar o problema, o mais indicado é alongar com a ajuda de um profissional, como um fisioterapeuta.

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