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Tapioca rendada super prática

Consumindo a tapioca do mesmo jeito sem graça de sempre? Então se liga nessa receita de tapioca rendada e não caia mais na rotina!

Por: Redação10/05/2022Tempo de leitura: 3 mins

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Sobre a tapioca

Tapioca rendada

5 from 1 vote
Recipe by Yasmin Course: Café da manhã, LancheCuisine: High Carb, Pré-treinoDifficulty: Fácil
Porções

1

porções
Tempo de preparação

10

minutes
Tempo de cozimento

5

minutes
Calorias

490

kcal
Tempo total

15

minutes

Consumindo a tapioca do mesmo jeito sem graça de sempre? Então se liga nessa receita de tapioca rendada e não caia mais na rotina!

Ingredients

  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado ou queijo minas padrão

  • 6 colheres de sopa de goma de tapioca 

  • 2 fatias de queijo branco

Directions

  • Na frigideira desligada, espalhe o queijo e a tapioca.
  • Ligue a frigideira e deixe em fogo baixo por 5 minutos.
  • Coloque as fatias de queijo na lateral da massa da tapioca e verifique se o queijo começou a ficar dourado.
  • Dobre a tapioca sobre o queijo e deixe dourar de ambos os lados até o queijo do recheio derreter.

Recipe Video

A tapioca é de origem indígena. Ela servia de substituto para o pão que era feito na época, porque a farinha de trigo era escassa na região nordeste do Brasil durante a colonização.

Hoje o pão é de fácil acesso em todo o País, mas ela continua sendo muito amada.

Também segue como substituta para a farinha de trigo já que ela não possui glúten e é a melhor opção aos celíacos.

Ela é derivada da mandioca, consequentemente considerada uma boa fonte de carboidrato simples. Por conta disso, vale ressaltar que é necessário termos sempre um acompanhamento proteico para que sua absorção seja mais lenta e tenhamos uma saciedade maior.

Ela pode ajudar na redução do peso quando consumida em quantidades moderadas e junto com proteínas magras, como ricota, cottage, patê de atum ou de frango saudável, ovos, tofu e fibras .

Agora se o intuito é ganhar alguns quilos de maneira saudável, ai é importante ela ser consumida com outras fontes de carboidrato.

Quais carboidratos? A banana é um bom exemplo, ou o doce de leite. Também pode ser consumida com uma fonte de gordura boa como pasta de amendoim ou guacamole.

Benefícios da Tapioca

  • Ela é facilmente digerível, por ser um carboidrato de rápida absorção sua digestão é mais fácil por virar energia para as células mais rápido;
  • Ela melhora nossa disposição física e mental — pois fornece ATP (energia) para nossas células;
  • Por conter boas quantidades de cálcio também, ajuda na saúde dos nossos ossos;
  • Por ser de fácil digestão pessoas com gastrite podem consumi-la desde que o recheio não seja tão gorduroso como queijo mussarela ou manteiga/margarina;

Melhores momentos para inclui-la no seu dia

Pré treino: Consumi-la 30 minutos antes de ir treinar já garante energia para um treino pesado com duração de uma hora.

Você vai aguentar pegar mais peso ou render mais durante o treino de hiit.

Café da manhã: Naqueles dias que você acordar mais cansado do que foi dormir, a tapioca com café vai trazer energia, além é claro de aumentar a atenção nos estudos ou durante o trabalho.

Lanche da Tarde: Se você estiver em um dia muito corrido e não tiver horário para sair do trabalho ou faculdade a tapioca no período de pausa durante a tarde é uma excelente opção.

E o por que?

Porque ela é facilmente armazenada — só ficar atento para não recheá-la com ingredientes perecíveis, prefira um queijo como mussarela, ricota, creme de ricota, requeijão, um frango desfiado e até mesmo pasta de amendoim.

Ela será absorvida de maneira mais lenta, te deixará atento e claro, satisfeito.

Dica extra: Se o seu objetivo é hipertrofia ou aumento do peso, consuma a tapioca com banana e pasta de amendoim ou doce de leite.

Você melhora seu desempenho no treino, aumenta a liberação de insulina que é um hormônio anabólico e consequentemente aumenta a quantidade de massa muscular.

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