Smart Fit News
Smart Fit News » Nutrição » Quentão fit com poucas calorias

Quentão fit com poucas calorias

Essa receita é ótima para você aproveitar um quentão delicioso nesse friozinho, ela possui poucas calorias e ainda conta com alguns ingredientes funcionais.

Por: Redação22/06/2022Tempo de leitura: 5 mins

Conheça o app de nutrição da Smart Fit

De onde surgiu o quentão?

Quentão fitness

5 from 1 vote
Recipe by Caroline Course: BebidaCuisine: Sem culpaDifficulty: Fácil
Porções

6

porções
Tempo de preparação

10

minutes
Tempo de cozimento

20

minutes
Calorias

22

kcal

Essa receita é ótima para você aproveitar um quentão delicioso nesse friozinho, possui poucas calorias e ainda conta com alguns ingredientes funcionais e termogênicos.

Ingredients

  • 700 ml de água para o seu quentão

  • 300 ml de chá verde

  • 3 colheres de sopa de xilitol

  • 12 unidades de cravo da índia

  • 3 unidades de canela em pau

  • 10 gramas de gengibre

  • Casca de 1 laranja

  • Casca de 1 limão

  • 2 unidades de maçã

  • Erva doce a gosto

Directions

  • Coloque a água, o chá, os cravos e a canela para ferver.
  • Desligue o fogo e acrescente o resto dos ingredientes.  
  • De uma leve misturada.
  • Tampe a panela ou caneca em que colocou para ferver.
  • Deixe descansar por 10 minutos.
  • Sirva quente.

Recipe Video

Em junho as festas juninas sempre são coloridas, animadas, embaladas pelos ritmos típicos e repletas de deliciosos pratos tradicionais.

Nessa tão esperada data não pode faltar algumas receitas bem exclusivas, como é o caso do quentão, uma das estrelas da festa.

Sua origem não é exata, mas acredita-se que ele tenha sido feito pela primeira vez no interior de Minas Gerais e São Paulo com o objetivo de esquentar o corpo no inverno.

A mistura era originalmente preparada com pinga, gengibre e especiarias, mas com o tempo, foi incorporando a cachaça, o vinho, a canela e as frutas.

Por causa do álcool, ela pode embriagar rapidamente se consumida em excesso, e por esse motivo, acaba aumentando também as calorias o que pode levar ao aumento do peso e do percentual de gordura.

Sabemos que uma alimentação saudável e para emagrecimento vai além de somente contar calorias, levamos em conta também os nutrientes – a qualidade alimentar no geral – mas quando incorporamos a bebida alcóolica na preparação estamos acrescentando calorias vazias, ou seja, sem nutrientes benéficos ao nosso organismo.

Por isso, essa receita é ótima para você aproveitar um quentão delicioso nesse friozinho: possui poucas calorias, conta com alguns ingredientes funcionais e benéficos para nosso corpo.

Quentão fitness auxilia na hidratação?

A água é responsável por quase 70% de todo o nosso peso corporal, está relacionada com a regulação da temperatura corporal e com diversas funções no nosso organismo.

Quando necessário o organismo faz adaptações, mediante falta da hidratação adequada. Dessa forma, tenta compensar as funções corporais para manter o equilíbrio do corpo.

Se já estamos sentindo sede, isso é sinal que nosso corpo já se encontra em DESIDRATAÇÃO, portanto devemos ficar atentos a essa condição.

Os chás no geral auxiliam sim na hidratação, mas no caso do quentão fitness não. E o por quê?

Devido ao xilitol, quando adoçamos alguma preparação estamos trazendo estímulos de alimentos doces para nosso paladar, sendo assim, se tomarmos mais quentão fit do que água, estimularemos MUITO nosso paladar para alimentos mais doces.

Hidrate-se com água – ingrediente em maior quantidade na receita – e consuma esse quentão como bebida pré-treino, vai te ajudar e muito a aumentar o foco nos treinos.

A desidratação promove a perda de força muscular e da energia, pela diminuição do volume sanguíneo.

Importância da água – ingrediente base da receita – para aumento de massa muscular

Muitos estudos científicos já comprovam que quando os níveis de água diminuem em nosso corpo, as células ”encolhem” e ocorre a degradação das células musculares.

O que não é bom, pensando nesse objetivo e sim o que queremos é que sua síntese aconteça da forma adequada.

Nesse sentido, é necessário que você consuma no mínimo 35ml de água por quilo de peso.

Então por exemplo, se você pesa 100kg vai fazer a seguinte equação: 35 x 100 = 3500ml.

A água é responsável por transportar oxigênio, gordura, glicose e nutrientes para as células do organismo. Caso essa mecânica não esteja acontecendo de forma simultânea, por conta da baixa ingestão de água, a nossa saúde pode estar sendo afetada.

Importância da hidratação para a saúde no geral

A digestão e a absorção dos micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) depende da ingestão adequada de água, e quando não ocorre são prejudicadas.

É fisiologicamente comprovado que em baixas temperaturas nosso corpo não sente a necessidade de beber muita água.

No frio bebemos menos água

Em estações mais quentes, costumamos transpirar mais, o que favorece a perda de líquidos, que precisam ser repostos com maior frequência. Já nas estações frias, as perdas são menores, o que desencadeia em um menor consumo de água da nossa parte e pode levar a diminuição de massa muscular e aumento no acumulo de gordura.

No inferno também procuramos por alimentos mais gordurosos, sendo assim, diminuímos a quantidade de água e aumentamos a de gordura, por isso é muito comum aumentar o percentual de gordura em tempos mais frios.

O cravo-da-índia é fonte de nutrientes importantes, como vitamina A, vitamina E e o beta-caroteno.

Benefícios do Cravo da Índia

Tem propriedades medicinais sendo útil no combate a dores, infecções, além de também poder ajudar a aumentar o apetite sexual.

O cravo-da-índia pode ser encontrado em supermercados e drogarias em embalagens pequenas.

Pode ser utilizado na sua forma natural para enriquecer a alimentação, ou em forma de cremes e óleos, que selecionam algumas de suas propriedades.

Na alimentação pode ser consumido em bolos, pães, sobremesas e caldos, mas suas propriedades são mais aproveitadas na forma de chás.

O cravo-da-índia em alguns casos pode causar irritação da pele e da mucosa digestiva, por isso deve ser utilizado, preferencialmente, com indicação de um profissional.

A canela aumenta a circulação sanguínea e a temperatura do corpo, o que faz com que o metabolismo trabalhe mais.

Benefícios da Canela

Sendo uma ótima especiaria para se ter na sua dieta, já que ajuda a melhorar a disposição física e mental, além de estimular a queima de gordura corporal, facilitando o emagrecimento.

A canela pode ser encontrada na forma de casca ou em pó, para temperar carne, peixe, frango ou arroz.

Pode ser usada para dar um sabor adocicado em preparações doces, como mingau, bolos, salada de frutas, panquecas, café ou no preparo de chás.

Além disso, um estudo publicado pelo Clinical Nutrition, a canela pode melhorar os índices glicêmicos e o perfil lipídico de pacientes com diabetes tipo II.

A canela também tem intensa ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo. Com isso, pode até atuar na prevenção de doenças degenerativas como Alzheimer e tumores.

Pode ajudar no tratamento para curar a gripe e resfriados e no fortalecimento do sistema imunológico.

Ingerindo até 6g por dia de canela é seguro. Os principais efeitos colaterais com o consumo excessivo são alergias, irritações, hipoglicemia, além de piorar doenças graves no fígado.

Mas, contudo, a canela não deve ser consumida por mulheres que estejam grávidas ou amamentando e para pessoas com úlceras ou que possuem doenças graves do fígado.

Aos praticantes de atividade física, devido às propriedades termogênicas, a dica é consumir a canela antes do treino para acelerar o metabolismo provocando um maior gasto energético.

Uso da canela nos treinos

Ainda tem o benefício de ser uma ótima opção para regular os níveis de açúcar no sangue, que faz com que seja mais fácil chegar ao objetivo de ganhar massa magra.

Dica!

Já conhece o Smart Fit Nutri? Um aplicativo de nutrição pronto para te ajudar com a sua alimentação a qualquer momento.

O melhor de tudo isso é que o aplicativo pode ser usado mesmo por quem ainda não é aluno da Smart Fit, sendo possível fazer consulta nutricional e a medição de bioimpedância.

Baixe agora e agende uma consulta!

Veja mais:

QUERO UM PLANO ALIMENTAR PERSONALIZADO

Siga a Smart no insta

Instagram @smartfit
Instagram @smartfit
Instagram @smartfit
Instagram @smartfit