Smart Fit News
Smart Fit News » Nutrição » Bolo de milho saudável

Bolo de milho saudável

Confira essa receita de bolo de milho, sem lactose e sem açúcar para você incluir na sua dieta no pré-treino ou no pós-treino.

28/06/2022Tempo de leitura: 5 mins

Redação Por: Redação

Conheça o app de nutrição da Smart Fit

Importância de uma alimentação equilibrada

Bolo de milho sem lactose e sem açúcar

3 from 7 votes
Recipe by Caroline Course: NutriçãoCuisine: Pré-treino, Pós-treinoDifficulty: Fácil
Servings

10

servings
Prep time

30

minutes
Cooking time

45

minutes
Calories

205,5

kcal

Essa receita de bolo de milho, sem lactose e sem açúcar para você incluir na sua dieta sem culpa.

Ingredientes

  • 1 unidade de lata de milho em conserva

  • 4 unidades de ovos

  • xícara de chá de óleo de coco

  • ½ xícara de chá de açúcar demerara ou adoçante culinário

  • 2 xícaras de chá de fubá

  • 1 colher de sopa de fermento químico

  • Erva doce a gosto

Instruções

  • Em uma tigela coloque os ovos, óleo e o açúcar e bata, no mixer ou liquidificador.
  • Na sequência coloque o milho, fubá ou milharina, leite de coco e bata por 3 minutos. Deixe 3 colheres de milho reservadas.
  • Unte uma forma com óleo e fubá e pré aqueça o forno a 180°.
  • Misture o fermento, mexa devagar, não bata.
  • Passe a massa para a forma e distribua as 3 colheres de milho por cima da massa
  • Leve ao forno de 30 a 35 minutos.

Vídeo

Manter uma alimentação equilibrada é uma das melhores formas de manter o bem-estar, a disposição e a longevidade.

Uma dieta que esteja em equilíbrio é aquela onde temos todos os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo ao mesmo tempo que também sentimos prazer ao nos alimentar.

Quando temos uma alimentação equilibrada podemos consumir alimentos que não sejam excelentes nutricionalmente falando, e desde que estejam em quantidades adequadas, assim eles podem auxiliar na melhora do humor, bem-estar além de trazer prazer ao se alimentar.

Ter uma alimentação saudável nos deixa menos suscetíveis a várias doenças, como diabetes, hipertensão, obesidade e câncer, contribui para a redução de peso, a melhora no humor, na memória, disposição física, sono adequado e potencializa nossa imunidade.

Utilizando métodos e estratégias apenas para controlar quantidades e conseguir incluir alimentos diferentes, se torna fácil alcançar seus objetivos.

O nutricionista é o profissional mais indicado para te ajudar com a melhor estratégia nutricional, ele vai te falar o que você precisa comer, a quantidade e quais os melhores momentos dentro da sua rotina.

Posso comer bolo de milho fazendo dieta?

Já ouviram aquele ditado “a gente pode comer de tudo, mas não tudo”? Então, aqui se enquadra a receita de bolo de milho.

Nós trouxemos essa versão mais saudável, reduzida em calorias quando comparada a receita tradicional, para você poder inclui-la na dieta e consumir sem culpa.

Contudo, saber o momento certo de consumir é necessário para não interferir nos seus resultados.

Por ter uma alta quantidade de carboidrato, o melhor momento para consumi-lo é antes do treino, já que ele irá fornecer energia para um desempenho adequado durante a prática de atividade física.

Ele também pode ser consumido no pós-treino, já que auxilia a repor o gasto energético utilizado durante o treino, além de repor o glicogênio muscular.

Quais os benefícios do milho para o corpo?

O milho é um cereal rico em antioxidantes e fibras. Nosso corpo não possui capacidade de digerir as fibras e por isso auxilia no bom funcionamento do intestino.

Por ter alta quantidade de fibras traz maior saciedade, auxilia no emagrecimento e ajuda na redução do colesterol.

É um alimento rico em carotenoides, que é o que dá a sua cor amarelada, além de serem percussores de vitamina A. Essa vitamina ajuda a aumentar a proteção do organismo e fortalece nosso sistema imunológico, assim, evitando gripes e resfriados.

Além disso, o milho não contém glúten, assim, pode ser consumido por quem tem doença celíaca — que é uma intolerância permanente ao glúten.

A farinha de milho inclusive, pode substituir a farinha branca em preparações como pães, bolos e biscoitos.

Por ser versátil, o milho pode estar presente em diversos pratos como o curau, a pamonha e a canjica que são marcas da culinária brasileira e aparecem muito nos meses de junho e julho.

Por que trocar o leite integral pelo leite vegetal na receita?

O leite vegetal na dieta é uma ótima forma de consumir nutrientes importantes para o corpo, sendo você vegetariano ou não.

Isso acontece porque, dependendo da sua composição, são ricos em nutrientes, vitaminas e ajudam no bom funcionamento do corpo.

Além da ótima composição nutricional, os leites vegetais têm a vantagem de serem produzidos a partir de variados grãos, oleaginosas, frutas e tubérculos, por isso, existem diferentes tipos e sabores.

Pessoas que apresentam problemas digestivos, infecciosos, alergias e intolerância à lactose podem se beneficiar com o seu consumo.

Os leites vegetais proporcionam um alto consumo de vitaminas do complexo B que são importantes para o metabolismo proteico, além de auxiliar na ingestão adequada de sódio, cálcio e potássio.

Quais os benefícios do leite de coco utilizado na receita?

O coco dentre as suas possibilidades de consumo, temos o leite que é muito utilizado em receitas e preparações culinárias.

O leite de coco tem uma textura cremosa e um sabor muito rico, de forma que ele pode ser utilizado em pratos doces e salgados.

Como todo leite de origem vegetal, ele não contém lactose, constituindo uma opção segura para quem sofre de intolerância ou alergia.

Possui vitaminas do complexo B, vitamina C e E, e é rico em fibras e fonte de gorduras boas, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade depois de uma refeição.

O óleo de coco emagrece?

O óleo de coco ficou famoso nos últimos anos por ser uma gordura considerada saudável.

Mas o consumo do óleo de coco ainda é um assunto polêmico e há muitas dúvidas sobre os nutrientes e as vantagens do seu uso para o organismo.

Vale dizer, que o óleo de coco continua sendo uma gordura que precisa ser consumida de forma moderada.

Não é recomendável utilizá-lo na dieta como única fonte de gordura, já que não é um alimento milagroso.

Ele é um óleo bem versátil e pode ser usado tanto em receitas culinárias quanto como item de beleza.

Porém, não existe nenhum alimento que emagreça, sendo assim, o óleo de coco não é emagrecedor. Para emagrecer é necessário que a soma de todos os alimentos que você consume até o final do dia seja de déficit calórico.

É possível consumir doce na dieta e ainda obter resultados?

Uma boa opção é ingerir o doce logo antes da atividade física, por exemplo. Essa estratégia ajuda a ter uma rápida carga de energia, já que será rapidamente absorvido.

Existe ainda a possibilidade de comer o doce após o exercício para ajudar na recuperação muscular, pois ele contribui para repor o glicogênio. Igual comentamos lá em cima em como incluir o bolo na dieta.

E como também falamos anteriormente, é ideal passar em consulta com um nutricionista para ele te indicar as melhores opções para as suas necessidades e rotina. Assim, ele te ajuda com a melhor opção de doce para o seu objetivo.

Veja mais

QUERO AUMENTAR MASSA MUSCULAR
Redação
Redação

Leia Mais