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Descubra como ler os rótulos alimentares

Para ingerir os nutrientes certos para sua dieta, é preciso saber como ler os rótulos dos alimentos corretamente.

Por: Redação23/03/2022Tempo de leitura: 3 mins

Em um corredor de supermercado, homem parado ao lado de uma prateleira segura nas mãos uma lata e lê atentamente o rótulo

Antes de saber como ler os rótulos dos alimentos, você precisa saber o que eles são.

Em geral, os rótulos alimentares trazem informações baseadas na quantidade saudável que podemos consumir. A informação nutricional, normalmente, está indicada dentro de uma tabela, onde é possível ver a porção do produto, as calorias, a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, sal e outros nutrientes, como açúcar, vitaminas e minerais. 

“Além disso, a tabela nutricional apresenta o valor diário que é representado como %VD e indica qual a porcentagem de nutrientes, baseado em uma dieta de 2000 calorias por dia, que é a quantidade indicada para manter uma alimentação saudável”, explica Gabriela.

Outra informação que os rótulos dos alimentos apresentam são as listas de ingredientes.

Então para ler os rótulos corretamente, você precisa saber que estes são os componentes presentes no produto de forma decrescente, ou seja, os alimentos que estão em maior quantidade encontram-se no início e os que estão em menor quantidade no final da lista.  

Qual é a importância dos rótulos dos alimentos?

“Os rótulos de alimentos são importantes para que o consumidor saiba o que realmente está comprando, pois é nele que você consegue saber quais são os ingredientes utilizados no produto, as informações nutricionais e a validade”, garante a especialista.

No que as pessoas precisam se atentar? 

“Os consumidores devem ficar atentos com os valores nutricionais, pois cada item equivale à porção de alimento que está sendo considerada no rótulo e, na maior parte das vezes, não corresponde ao alimento inteiro. Por exemplo, quando falamos de bolachas recheadas, a porção considerada costuma ser de 3 biscoitos”, explica Gabriela.

Outras questões que devem ser observadas nos rótulos de alimento são que o termo “light” se refere apenas que possui uma redução de um certo nutriente ou calorias, quando comparado a sua versão tradicional, por exemplo: um requeijão normal versus um requeijão light. Além disso, quando o produto usa o termo “diet”, significa que algum ingrediente específico foi retirado da sua composição original, que pode ser ou não o açúcar.

Por fim, vale ressaltar que os aditivos alimentares (corantes e conservantes), encontrados no final da lista de ingredientes, são adicionados aos produtos para garantir ou melhorar sua segurança, validade, sabor, textura ou aparência. Nesse sentido, eles trazem várias preocupações sobre a possibilidade de causarem alguns problemas de saúde a longo prazo. Apesar disso, os Órgãos de Segurança Alimentar possuem regulamentos muito restritos para a aprovação desses aditivos. Dito isso, o melhor a se fazer é dar preferência para os produtos com corantes naturais como páprica, licopeno, açafrão, stevia, entre outros.

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