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Sabia que excesso de hidratação durante o exercício é prejudicial?

E tem até nome: hiponatremia. Saiba mais e descubra como evitar

Por: Mirela Mazzola21/03/2022Tempo de leitura: 3 mins

Mão segurando copo d'água

Nunca é demais lembrar que beber água durante a atividade física (e em outros momentos do dia!) é essencial. Muitas vezes, a desidratação resulta do aumento excessivo do suor, que por sua vez leva à perda de líquidos do corpo e à redução do volume sanguíneo. Além de sede e da queda do desempenho durante o exercício, o quadro pode ter consequências bem mais sérias, que vão da tontura e da dor de cabeça até a perda de consciência.

Mas você sabia que também existe excesso de hidratação? A chamada hiponatremia ocorre quando a concentração de sódio no sangue cai de maneira severa, já que também eliminamos essa substância ao transpirar. Ao repor água de maneira excessiva, a concentração de sódio no organismo baixa ainda mais. 

O quadro pode ser assintomático ou levar a sintomas como tontura, enjoo, vômito e dor de cabeça. Em casos mais severos, pode haver alterações neurológicas como desmaios e crises convulsivas. 

Quando falamos em hiponatremia, no entanto, é preciso ter cautela. “Trata-se de um quadro incomum em pessoas que se exercitam regularmente e de forma moderada. Isso costuma ocorrer em maratonas, triatlos e corridas de ultradistância ou em locais com altas temperaturas”, explica Marisa Doher, nefrologista e coordenadora de nefrologia do Hospital M Boi Mirim, em São Paulo. 

Segundo a médica, casos de hiponatremia são mais frequentes em atletas recreativos que, apesar de apresentar intensidade de suor mais baixa que a dos atletas profissionais, costumam ter a crença de que devem beber mais líquido do que realmente precisam. “Quando e quanto beber água depende de cada indivíduo. Os estudos mais recentes falam em consumir conforme sua sede, em vez de dar medidas exatas. Entender seu corpo e reconhecer suas necessidades são a melhor forma de se manter hidratado em um nível saudável”, completa. Durante o verão e atividades mais intensas, por exemplo, essa necessidade será maior que a habitual.

Pessoas que seguem uma rotina de exercícios podem, ainda, se pesar imediatamente antes e após o treino para saber qual foi a perda de líquido. “O indicado é ingerir 500 ml de água, divididos entre durante e após a atividade, para cada 0,5 kg de perda”, explica Marisa. 

Sobre o consumo de bebidas contendo sal e eletrólitos (minerais essenciais encontrados no sangue, sódio e potássio), ela recomenda sempre contar com orientação profissional. “Em atividades mais intensas e com grande perda de suor pode haver essa necessidade. Mas, em geral, água pura é suficiente”. A médica lembra ainda que, em casos de hiponatremia, a suplementação não é feita com as chamadas bebidas isotônicas – como elas têm baixo teor de sal, o consumo em excesso pode até agravar o quadro. 

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