Smart Fit News
Smart Fit News » Saúde » 7 sinais de que você precisa descansar

7 sinais de que você precisa descansar

Todo mundo precisa de uma pausa de vez em quando

Por: Redação31/03/2022Tempo de leitura: 4 mins

Mulher se espreguiça em uma cama desarrumada, como se estivesse descansando e prestes a levantar

Anda trabalhando muito? Você sabia que quando o trabalho puxado deixa nosso corpo cansado demais para funcionar bem, o nosso bem-estar físico e mental podem ficar abalados? Aqui no Smart Fit News, você encontra 7 sinais de cansaço que indicam que você precisa dar uma pausa para descansar.

Você não está dormindo bem

Você era o tipo de pessoa que costumava dormir oito horas direto, mas agora está com dificuldades para adormecer ou fica se virando a noite toda na cama? Isso provavelmente está acontecendo porque seu sistema nervoso ou seus hormônios estão sobrecarregados.

O sono é responsável por promover o descanso necessário para o nosso corpo se recuperar do trabalho puxado e renovar as energias durante a noite. Sem dormir o suficiente, seu corpo fica lento, esgotado e fraco. E é aí que mora o problema, isso pode te proporcionar uma boa dose de fadiga e dores musculares. “Uma rotina de exercícios físicos irá auxiliar na melhora da qualidade do sono devido à maior produção de hormônios, como serotonina, noradrenalina e dopamina, responsáveis pelo bem-estar e qualidade de vida”, lembra Carolina Machado, professora da Smart Fit

Está ficando doente muito fácil

Qualquer mudança na temperatura ou na alimentação, já deixa seu corpo daquele jeito, né? Se volta e meia você está resfriado, isso significa que seu sistema imunológico está enfraquecido e pode ser, sim, um dos sinais de cansaço.

Exercitar-se regularmente pode ajudar a impulsionar seu sistema imunológico, mas praticar atividade física em excesso também pode comprometer sua saúde. Por isso, é fundamental contar com apoio profissional durante todo o processo de treinamento.

Está difícil manter a concentração

Está quase impossível se concentrar? O cansaço e o estresse podem dificultar a lembrança das informações mais simples. Por exemplo, esquecer onde você colocou as chaves ou esquecer de colocar sal na comida, isso tem acontecido bastante com você? Sinal de que você precisa descansar!

Se você estiver perdendo prazos ou tendo dificuldade em manter o foco, talvez seja hora de desacelerar. Isso significa que seu corpo pode estar cansado demais e sofrendo os efeitos físicos do trabalho puxado, o que acaba influenciando nas suas capacidades mentais.

Tem ficado com muito mal humor

Se você está sempre irritado ou estourando sem motivos aparentes, talvez seja mais um dos sinais de cansaço para o qual você deva prestar atenção. Comece a observar seus sentimentos e reações mais de perto para identificar o que está disparando esses comportamentos. Em casos assim, é uma boa ideia procurar a ajuda de um terapeuta ou diminuir o ritmo de trabalho. Vai com calma!

Mais uma dica que a professora Carolina deixa é buscar se exercitar, pois os exercícios físicos ajudam as funções imunológicas, auxiliam as funções mentais, emocionais e nos mecanismos psicológicos e neuropsicológicos. Ela conta que a realização de alongamentos simples e exercícios de fortalecimento muscular — como subir escadas, caminhadas, musculação, yoga e quaisquer exercícios que promovam sensações de bem-estar — já ajudam muito seu corpo a enviar “mensagens” à sua mente e auxiliar no bom humor! “Respeite seus limites. Uma forma interessante de se movimentar é dançar ouvindo as suas músicas preferidas”, indica Carol. 

Tem vontade de beber água o tempo todo

Mesmo bebendo muita água, você não se sente satisfeito ou hidratado? Isso pode estar relacionado à ingestão insuficiente de líquidos ou até ao clima quente, mas também pode ser um dos sinais de que você precisa descansar para se restaurar e hidratar.

Olha só! A sede é o último recurso que o nosso corpo pode usar para nos dizer que ele precisa de água. Isso porque, segundo Carolina, a água auxilia em alguns processos fisiológicos relacionados à produção de energia através do transporte de substratos para dentro das células. Por isso, beba água regularmente, mesmo quando não estiver com muita sede. Uma dica que a professora dá para saber a necessidade de água ideal para você é fazer um cálculo simples: multiplicar 35ml por seu peso corporal. Por exemplo: para uma pessoa que pesa 60kg o ideal seria ingerir 2,1 litros de água por dia para manter o funcionamento ideal do seu organismo.

O corpo está sempre doendo

Anda sentindo dores nas articulações, cãibras, dores de cabeça e fadiga muscular? Pode ser um sinal de que seu corpo está exausto e precisa de uma pausa para se recuperar. Mas, calma! Nessa batalha, os alimentos ricos em ômega-3 podem te ajudar a reduzir o desconforto e a inflamação associados às cãibras, por exemplo.

Você está sempre pensando em trabalho

É engraçado que, mesmo sabendo que você está cansado pelo trabalho puxado e que precisa de uma pausa, você não consegue parar de pensar no trabalho. E aí quando finalmente consegue descansar, você se sente culpado! Isso acontece com você?

Ah, e quando falamos sobre sinais de cansaço, não estamos só falando de corpo, viu? Você precisa descansar mentalmente também! Aquele famoso “arejar a mente”, sabe? Para descansar você pode contar com diversas possibilidades, como correr 30 minutos por dia ou fazer uma aula de yoga. Boas alternativas que podem ajudar a liberar o estresse e permitir que nosso corpo se recupere.

Leia também

Saiba mais sobre a Smart Fit!

Siga a Smart no insta

Instagram @smartfit
Instagram @smartfit
Instagram @smartfit
Instagram @smartfit