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Hipertrofia fora da academia: 5 passos essenciais

O processo de hipertrofia acontece com o combo de alimentação + treino, além de mais alguns hábitos que você pode aplicar no seu dia-a-dia.

Por: Redação02/05/2022Tempo de leitura: 3 mins

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Quando pensamos no processo de hipertrofia, achamos que ele acontece apenas treinando, né? 

Mas, a alimentação também precisa estar alinhada a esse objetivo, além de outros fatores que influenciam nesse processo.

Se você não sabe como melhorar seus resultados, fica até o final desse post que eu vou te dar 5 dicas para te ajudar no ganho de massa muscular. 

Esteja em Superávit calórico

Superávit Calórico | Importância do Sono | Hidratação e Hipertrofia | Consumo Alcoólico | Suplementação

Superávit calórico, é comer mais do que se gasta, que é o ponto principal no processo de ganho de massa muscular.

Mulher comendo para ter calorias necessárias para o processo de hipertrofia

Mas, é preciso ter junto um treino que seja voltado para hipertrofia, por que é necessário ter o estímulo no corpo para que realmente gere os resultados esperados. 

Além disso, a distribuição da sua alimentação deve estar de forma adequada para o seu objetivo. Nesse sentido, uma nutricionista é a melhor para te ajudar, já que ela é capaz de te dizer a quantidade adequada de carboidratos, proteínas e gorduras para suas necessidades.

O seu sono é importante

O sono quando bem adequado de no mínimo 8 horas por noite, proporciona o funcionamento adequado do seu corpo.

Mulher acordando na cama após descanso do treino de hipertrofia

É durante o sono que ocorre o processo de regeneração muscular, que contribui para o crescimento e fortalecimento dos músculos. 

Além disso, um sono adequado ajuda também no controle dos níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse.

Com esse controle se tem uma melhora do humor e consequentemente melhora do seu desempenho, já que mais feliz, melhor você vai treinar.

A hipertrofia precisa de hidratação

O consumo adequado de água é necessário para o funcionamento adequado do nosso corpo. Quando o corpo funciona de forma adequada é esperado que o processo de hipertrofia aconteça de forma linear.

Mulher tomando água para ajudar o processo de hipertrofia

Para se saber a quantidade ideal de água para o seu corpo, é só calcular 35 ml de água vezes o seu kg de peso.

Exemplo: 35 ml x 70 kg = 2,450 litros de água por dia.

Além disso, a água ajuda com a retenção de líquido, assim quando estamos bem hidratados se tem uma melhor visualização da definição muscular. 

Evite o consumo de bebida alcoólica

A bebida alcoólica é muito consumida em comemorações ou em finais de semana, mas quando em excesso ela traz efeitos negativos no ganho de massa muscular.

Mãos de uma mulher recusando bebida alcoólica, pois prejudica o processo de hipertrofia

O consumo da bebida alcoólica prejudica o funcionamento adequado da síntese proteica. Ela é responsável no processo de construção da fibra muscular, é nesse processo que acontece a hipertrofia.

Suplementação nem sempre é importante

Acho que é a maior duvida da maioria, se é necessário começar a suplementar para o ganho de massa muscular. 

Mulher colocando whey protein no liquidificador para ajudar na hipertrofia muscular

Mas para isso é necessário se analisar alguns pontos!

Se você é iniciante e começou a treinar agora, primeiro deve focar em aprender a treinar. Deixar o seu corpo sofrer as adaptações que ele precisa nesse processo.

Apenas a alimentação deve ser sua aliada nesse objetivo, mas é claro, que precisa ser a quantidade adequada de nutrientes de acordo com as suas necessidades.

Agora, se você já tem um nível bom de treinamento, existem suplementos que realmente podem te ajudar. Contudo, é importante que você converse com um nutricionista, porque ele vai explicar qual o melhor funcionará para a sua rotina e biotipo corporal.

Se você quer potencializar o seu ganho de massa muscular, o Smart Fit Nutri tem nutricionistas especializados em hipertrofia, é só acessar o nosso aplicativo e agendar uma consulta agora. 

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