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Como criar o hábito de fazer exercícios

Não se trata “apenas” de força de vontade. Uma rotina saudável de atividade física acontece quando nos preparamos para o sucesso. Quer apostar?

Por: Redação17/08/2021

Como criar o hábito de fazer exercícios?

Não é por nada não, mas preste atenção em como, mesmo que sem querer, somos predispostos a construir rotinas: acordar mais ou menos no mesmo horário, escovar os dentes, tomar café da manhã e ir para o trabalho, seguindo os mesmos padrões todos os dias. Então, por que é tão difícil criar o hábito de fazer exercícios?

A ciência comportamental parece ter algumas das respostas. A maioria de nós tenta construir esses novos hábitos do jeito, digamos, errado – tomamos decisões ousadas para começar a nos exercitar ou perder peso, por exemplo, e esquecemos que toda transformação exige preparo. “A mudança não pode ser radical”, diz Guilherme Micheski, gerente do Departamento Técnico da Smart Fit. É mais inteligente você cumprir com o planejamento de treinos do que correr uma maratona de uma vez. Faz sentido, não é? “A frequência é um fator que vai influenciar muito os resultados, não importa a intensidade da atividade física”, completa o expert. 

A gente reúne aqui dicas preciosas que vão te ajudar na jornada de frequentar a academia regularmente.

1. Crie micrometas, principalmente no começo

Grandes mudanças de comportamento exigem um nível de motivação que, muitas vezes, pode não ser sustentado no longo prazo. Vamos devagar, pelo menos no início?

“Ao definir um objetivo, é importante desmembrá-lo em metas menores, que vão gerar confiança quando você atingir. Uma pessoa que caminha na esteira a uma velocidade de 5 km/h pode tentar terminar o mês correndo a 7 km/h”, aconselha Guilherme. 

2. Fortaleça a sua vontade de fazer exercícios

Temos mais chance de vencer a preguiça quando removemos os obstáculos do caminho. Arrume a mochila da academia com antecedência, por exemplo.

3. Comemore suas conquistas

Sim, as recompensas são uma parte importante na formação de hábitos saudáveis. Quando escovamos os dentes, o “prêmio” vem logo em seguida – frescor imediato. Porém, com a atividade física, o resultado demora um pouquinho mais para aparecer. Que tal presentear-se a cada evolução de treino? 

Guilherme apoia: “O reconhecimento também está no processo. Pode ficar feliz a cada pequena meta concluída! Isso vai trazer disposição para você alcançar o próximo pequeno objetivo da lista”.

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Se o seu objetivo é emagrecer, ganhar massa muscular ou melhorar a performance no treino, se liga: os professores da Smart Fit podem dar aquela mãozinha para você chegar lá!

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