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Crie um treino equilibrado com estas 4 dicas

Planejar uma rotina de exercícios semanais mais inteligente vai dar impulso extra aos seus resultados

Por: Redação10/08/2021

Treino equilibrado: o que você precisa saber

Melhora da qualidade de vida, noites de sono mais tranquilas, cérebro tinindo… com tantos benefícios para a saúde, não é de se admirar que os exercícios sejam uma parte importante da sua rotina diária. Praticar atividade física de forma sadia também tem relação com um treino equilibrado – e, nesse quesito, ciência e especialistas concordam: há ainda mais vantagens em diversificar sua rotina na academia, principalmente se você quiser evoluir e otimizar resultados.

Por que é importante ter um treino equilibrado?

Um treino equilibrado é aquele que exercita cada grupo muscular com a mesma intensidade. “O corpo é como se fosse um quebra-cabeça, todo ajustadinho”, explica Guilherme Micheski, gerente do departamento técnico da Smart Fit. Então, uma peça só faz sentido se tiver o complemento de outra. “Vamos supor que alguém treine apenas peito repetidamente. A tendência é ficar muito curvado. É aí que entram os exercícios para as costas, que vão equilibrar a musculatura”.

Caso você esteja começando na academia, saiba que importante mesmo é estimular todos os seguimentos – pernas, braços, peito, costas, abdômen e assim por diante. “Dessa maneira, é possível ganhar força e desenvolver o corpo como um todo”, reforça o expert.

Como ter uma rotina fitness adequada?

A melhor pessoa para te ajudar na missão do treino equilibrado é o professor. Ele irá prescrever uma combinação inteligente de movimentos e estímulos, respeitando o seu objetivo principal (como emagrecimento, ganho de massa muscular ou condicionamento). Conheça abaixo alguns componentes de uma rotina adequada:  

● Os exercícios aeróbicos melhoram o sistema cardiovascular (que solicitam as funções respiratória e circulatória) e ajudam na perda de peso. Pular corda é um bom exemplo.

● Os resistidos vão turbinar o tônus muscular e a resistência. Alô, musculação!

● Os movimentos de flexibilidade aumentam a amplitude dos movimentos, cruciais para realizar as atividades do dia a dia e evitar dores.

Treino de tríceps

4 dicas para criar um treino equilibrado

O fato de você vencer a preguiça e frequentar a academia já uma vitória por si só. Agora, é hora de entender como criar um treino equilibrado e colocá-lo em prática.

1. Organize a rotina. “Pegue o calendário, visualize quantos treinos você tem na semana e distribua de uma forma coerente levando em conta as necessidades do corpo. O seu professor irá dar os melhores toques”, aconselha Guilherme. 

2. Não pule os treinos. Todo mundo conhece alguém que adora levantar peso, mas não exercita as pernas na mesma medida. Não pode, diz o especialista: “O seu gosto pessoal importa, mas não vale só fazer os exercícios do treino que você que curte. Temos de mesclar estímulos, até os que são mais chatinhos”. 

3. Cumpra com o plano para poder evoluir. Colocar um treino equilibrado em prática e revisá-lo sempre que necessário é o jeito mais seguro de alcançar o seu objetivo.

4. Descanse! É no intervalo entre um treino e outro que os músculos se regeneram e a sua performance se aprimora.

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