Smart Fit News
Smart Fit News » Fitness » 5 exercícios para o culote

5 exercícios para o culote

Veja como melhorar a região com treino e alimentação

21/09/2020Tempo de leitura: 4 mins

Por: Larissa Serpa

exercícios para culote

Sabe a região lateral da perna, logo abaixo do quadril? Quando essa área acumula gordura, ela é conhecida como culote e pode ser alvo de reclamação de muitas pessoas. Por isso, conversamos com especialistas e separamos algumas dicas e exercícios para culote que ajudam a reduzir as medidas dessa área. Confira!

O que é o culote

Para começar, o culote nada mais é que o acúmulo de gordura na região lateral e superior das coxas, logo abaixo do quadril, e é muito comum em mulheres. “Esse local de acúmulo está relacionado a uma predisposição genética, além de estilo de vida. No caso das mulheres, elas tendem a acumular mais nesta região de coxas, quadril e glúteos”, esclarece o dermatologista Abdo Salomão Junior, de Minas Gerais.

Não estamos falando de músculos, que resultam naquele quadril curvilíneo conquistado na academia. Justamente por se tratar de tecido adiposo (gordura), o culote tende a não apresentar um formato agradável e linear, deixando a aparência da região flácida.

É possível diminuir o culote?

Sim, mas não confunda com o quadril, cujo tamanho é determinado pelo osso da bacia e, portanto, não temos como diminuir. A gordura logo abaixo, por outro lado, deve ser tratada como qualquer outro acúmulo adiposo: com uma combinação dos exercícios corretos e boa alimentação.

No pilar da alimentação, a melhor estratégia, segundo Abdo, é a reeducação alimentar, reduzindo consumo de alimentos ricos em açúcar, gorduras saturadas e carboidratos simples (massas brancas), além de ingerir bastante fibras, reduzir consumo de álcool e optar por proteínas magras (de carne branca ou verduras, por exemplo).

Já, quanto a exercícios, Luan Rodrigues, educador físico da Smart Fit, reforça que não há um específico para culote, mas treinar os membros inferiores, especialmente movimentos que deixam a região do quadril e coxas mais definida, vai ajudar a “atacar” o problema. Abaixo, ele lista os melhores exercícios para isso.

Melhores exercícios para o culote

Converse com seu professor para inserir esses exercícios ao seu circuito e indicar algumas aulas – ou estratégia – para queima de gordura. A combinação de exercícios para definir + treino para eliminar tecido adiposo é certeira para melhorar o culote.

1. Agachamento 

Como fazer: Fique em pé com as pernas separadas na largura dos quadris. Leve o quadril para trás e para baixo, como se fosse sentar. Contraia os glúteos para voltar à posição inicial.

Atenção: Ao abaixar, certifique-se de que é o seu quadril que está indo para trás e não os seus joelhos que estão indo para frente (eles não devem ultrapassar as pontas dos seus pés)!

2. Leg Press

Como fazer: Posicione os pés na máquina* (eles devem ficar afastados na largura dos ombros). Tire a trava de segurança e deixe a plataforme descer em sua direção, então empurre de volta à posição inicial, em um movimento lento, firme e contínuo. Comece com um peso desafiador, mas ainda confortável, e vá aumentando 10% da carga com o passar das semanas.

Atenção: Os joelhos devem permanecer alinhados durante todo o movimento, cuidado para não empurrá-los para fora durante a execução.

*Chame um professor para operar a máquina com segurança.

3. Cadeira abdutora

Como fazer: Sente-se na máquina, posicione os pés nos apoios, suba a trava e una as pernas devagar. Para o movimento de abdução, você deve fazer força empurrando a máquina para fora, afastando os joelhos. Depois você deve voltar à posição inicial lentamente, segurando o peso. Mantenha o abdômen contraído e a respiração controlada durante a execução do exercício. Comece com um peso desafiador, mas ainda confortável, e vá aumentando 10% da carga com o passar das semanas.

Atenção: O ideal é que sua lombar esteja apoiada durante o movimento. Se você não alcança o encosto da cadeira, use o auxílio de um tapete de exercícios dobrado atrás de você.

4. Agachamento Sumô

Como fazer: Fique em pé com as pernas separados além da largura dos quadris e os pés um pouco apontados para fora. Leve o quadril para trás e para baixo. Contraia os glúteos para voltar à posição inicial.

Atenção: Mais uma vez, ao abaixar, certifique-se de que é seu quadril que está indo para trás e não seu joelho que está indo para frente! 

5. Passada

Como fazer: Com os pés afastados na largura do quadril, dobre os joelhos em cerca de 45 graus, deixando a coluna reta. Mantenha essa posição e dê alguns passos largos para o lado, sem desdobrar os joelhos. Então volte à posição inicial da mesma forma (dando alguns passos largos, com os joelhos em 45 graus).

Atenção: Você também pode fazer esse exercícios com o auxílio de uma faixa de resistência logo acima dos joelhos.

Leia também

Saiba mais sobre a Smart Fit!

Leia Mais