Smart Fit News
Smart Fit News » Saúde » 5 inimigos da boa postura (e como protegê-la)

5 inimigos da boa postura (e como protegê-la)

Má postura, computador, trabalhar horas sentado, estresse: são vários os fatores que podem causar desconfortos e dores na sua coluna e, até mesmo, desenvolver uma série de doenças. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – nada mais, nada menos que 85% da população mundial já sentiu, sente ou sentirá dores nas costas! O […]

Por: Redação25/01/2016

Má postura, computador, trabalhar horas sentado, estresse: são vários os fatores que podem causar desconfortos e dores na sua coluna e, até mesmo, desenvolver uma série de doenças.
Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – nada mais, nada menos que 85% da população mundial já sentiu, sente ou sentirá dores nas costas! O número é um absurdo e a musculação pode ser uma das suas principais aliadas para acabar com essas incômodas dores.
Listamos abaixo os 5 inimigos da sua coluna e como protegê-la!
1 – Mochilas e bolsas muito pesadas
Problema: Atualmente, quase todos nós andamos com mochilas e bolsas com excesso de peso! É aquela velha mania de andar com a casa junto com a gente. Além disso, especialmente crianças e adolescentes, apoiam a mochila apenas em um ombro, causando um desequilíbrio desnecessário e que pode provocar alterações na coluna.
Solução: Evitar o peso excessivo, apoiar a mochila nos dois ombros e deixar as alças apertadas e ajustadas às costas.
2 – Má postura na hora de sentar
Problema: Sentar-se na cadeira inclinado ou com o tronco torto, sem apoio da lombar, com as pernas cruzadas, pode trazer dores musculares na região da coluna. O caso pode ser tornar ainda mais grave quando o indivíduo trabalha diariamente assim, por exemplo, na frente do computador.
Solução: Ao se sentar, você deve encostar totalmente as costas e empurrar o quadril para trás, até encostá-lo na parte de trás do assento da cadeira. Os seus pés devem estar apoiados totalmente no chão e você não precisa cruzar as pernas! Mantenha os cotovelos apoiados em cima da mesa.
3 – Lavar louça, passar roupa e outras atividades domésticas
Problema: É comum inclinar as costas para frente enquanto realizamos atividades domésticas, como por exemplo, lavar a louça ou passar roupas. Essa postura sobrecarrega – e muito! – as articulações, podendo causar dores nas costas e no pescoço.
Solução: Nesses casos, é imprescindível realizar essas tarefas com as costas sempre eretas. Outra dica é colocar um dos pés ligeiramente na frente do outro, flexionando levemente a perna. Isso garante um descanso para as costas! 😉
4 – Travesseiro alto ou baixo demais
Problema: Pois é! Até mesmo o travesseiro pode prejudicar a sua coluna. Quando são altos ou baixos demais, o travesseiro pode causar tensões desnecessárias nos ligamentos e músculos da região.
A posição que você dorme também é outro fator que pode provocar dores nas costas, assim como levar ao torcicolo.
Solução: Nunca deite de bruços! Tente sempre manter sua posição de barriga para cima ou de lado, colocando um travesseiro por baixo da cabeça. A altura do travesseiro deve manter o seu pescoço alinhado com a coluna! Ok?
5 – Cigarro
Problema: O cigarro é um grande inimigo do nosso corpo, inclusive da coluna vertebral! Ele provoca a perda de massa óssea, desgastando a lombar, a cervical e o disco, o que pode levar a hérnia de disco.
Solução: Pare de fumar! Além desses problemas citados acima, o tabagismo traz diversos outros perigos ao seu corpo. Veja mais aqui -> http://www.smartfit.com.br/blog/?s=cigarro
Dentre tantos benefícios da musculação, a correção da postura é um dos principais! A atividade física te ajuda na prevenção de problemas musculares e ósseos, além de reabilitação física de lesões no joelho, de tendinite, bursite, hérnia de disco, etc.
Existem exercícios que podem ser inclusos em seu treino para fortalecer a região da cervical e lombar e, assim, corrigir a postura. Fale com o seu professor da Smart Fit!
Lembrando que, em caso de dores graves, você deve procurar um ortopedista o quanto antes. Combinado?

Siga a Smart no insta

São vários os benefícios do treino, mas aqui separamos 4 pra você começar hoje a treinar na Smart e levar uma vida muito mais saudável 💪 Se liga só!
Ei, você! Arrasta o sofá e chama a família inteira para dançar!

Smart Fit Class
por videochamada
Especial Semana das Crianças

Com Vini Mello, instrutor Pro FitDance, e participação dos professores Vivi e Eric, da Smart Fit

>> Quinta-feira, 14/10
>> Às 18h30

Bora aprender e se divertir com passinhos e música?

Para participar:
1. Acesse www.smartfit.com.br/reservas;
2. Busque pela unidade: Digital;
3. Escolha a aula das 18h30;
4. Fique de olho: 15 minutos antes da aula você recebe o link para a plataforma Zoom no seu e-mail.
Bora aproveitar a última chance! O primeiro mês dos planos Smart e Black por apenas R$ 9,90 😱 Calma que ainda tá rolando, mas até hoje. Acesse nosso site e vem com a gente!
Se movimentar é para todas as idades 🥰 Olha só essas dicas de exercícios para fazer com as crianças e garantir diversão pra família toda! Curtiu? Acesse nossos stories para fazer o download do conteúdo completo!