Smart Fit News
Smart Fit News » Nutrição » Por que consumir suplementos alimentares?

Por que consumir suplementos alimentares?

Entenda de uma vez por todas como funciona e para que serve o whey (e outros suplementos) que todo mundo fala por aí!

Por: Redação09/02/2022Tempo de leitura: 4 mins

Smart fit Supps

Suplementação é uma excelente escolha para aqueles que querem melhorar a saúde, a performance ou os resultados da academia. Conversamos com um especialista para saber mais sobre esses potentes aliados e entender como consumir suplementos, incluindo-os gradativamente na rotina.

O que são suplementos?

Segundo a Anvisa, suplementos são substâncias recomendadas às pessoas saudáveis com o objetivo de fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.

A ISSN (International Society Of Sports Nutrition) considera que os suplementos dietéticos podem conter carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas, ervas, enzimas, intermediários metabólicos, plantas, alimentos ou extratos.

Isso significa que os suplementos são um adicional para a nossa dieta habitual, mas não são considerados medicamentos. Dentro das suas diversas finalidades, podemos citar ainda a otimização e a promoção da saúde, e a contribuição na performance esportiva. 

Todos podem consumir suplementos?

É muito comum surgir a dúvida de como consumir suplementos. Esse tipo de nutriente, em sua essência, não faz mal para o organismo. Entretanto, o a avaliação e o companhamento de um especialista é essencial, principalmente se você nunca teve contato com suplementação e ainda tem dúvidas a respeito de como ela funciona. Um nutricionista será capaz de ajudar a adequar as quantidades de forma individual, respeitando sempre suas necessidades.

Quais são os suplementos mais conhecidos?

O queridinho de muitas pessoas pela praticidade e pelo alto teor de proteína é o whey. “Ele é a proteína extraída do soro do leite. Tem uma alta versatilidade, já que pode ser consumido com água, mas também com outros líquidos, como água de coco. E mais: dá para incorporá-lo facilmente em receitas — é o caso de muffins e panquecas”, explica o nutricionista Wesley Silva Ferreira, do Smart Fit Nutri. 

Whey ganhou fama não só por todos os benefícios protéicos, mas também por promover alta saciedade e ser muito prático. A suplementação de proteína é recomendada, principalmente, quando a quantidade ingerida em gramas/kg de peso/dia for insuficiente para o seu treino e idade. Quando bem orientado junto com a alimentação adequada e treinamento, auxilia no ganho de massa magra, pois estimula a síntese proteica.

A creatina também é um suplemento utilizado para fins esportivos. Ela oferece maior resistência física porque atua na otimização do uso da energia celular, contribuindo para o ganho de massa muscular. Ela também é utilizada na tentativa de aumentar força e massa magra em diversas condições, como em casos doenças reumáticas. Entretanto, sozinha ela não funciona: é necessário associar o consumo ao treinamento de força.

Como consumir suplementos no dia a dia?

Seja para otimizar a saúde ou melhorar a performance esportiva, opções de consumo fácil e prático podem ajudar a incluir a suplementação nos seus hábitos de estilo de vida saudáveis.

Por isso, os Smart Fit Supps são excelentes opções! Produtos de alta qualidade com matéria-prima importada e excelente custo-benefício. Você encontra opções de suplementos em barra ou concentrados em garrafinhas para levar para onde quiser, além dos tradicionais em pó. 

São diversos sabores e tamanhos para se encaixar perfeitamente na sua rotina! Além disso, os clientes Smart Fit Black têm benefício exclusivo de 20% de desconto em todos os produtos.

Você também pode se cadastrar no Clube Supps, para garantir sua compra agendada sem precisar se preocupar em refazer todo mês ou indicar seus amigos para acumular pontos e ganhar cashback com o Smart Points. Só tem vantagem, hein! 

E para ajudar, a equipe de nutrição da Smart Fit preparou receitas especiais para você testar:

MOUSSE PROTEICA

Além de ser uma sobremesa deliciosa, essa receita com whey também é super fácil de ser feita. 

Ingredientes 

  • 5 colheres de sopa de whey, de preferência sabor morango
  • ¼ xícara de chá de açúcar
  • 1 lata de creme de leite light
  • ½ pacote de gelatina sabor morango
  • 125ml de água fervendo

Modo de preparo

Para fazer é fácil! Bata todo o whey em um liquidificador junto com o creme de leite e o açúcar. Separadamente, dissolva a gelatina na água fervendo e, depois, bata no liquidificador junto com todos os outros ingredientes. Coloque em uma travessa e leve à geladeira.

Agora é só se deliciar! 

BOLO DE CASEÍNA 

Consuma a sua caseína de um jeito diferente!

Ingredientes 

  • 5 ovos
  • 2 colheres de margarina
  • 1 e ½ xícara de açúcar
  • 2 e ½ xícaras de trigo
  • 3 scoops de caseína
  • 1 xícara de leite
  • 3 colheres de achocolatado ou cacau em pó
  • 2 colheres de fermento
  • Whey para untar

Modo de preparo 

Bata na batedeira todos os ingredientes, exceto o fermento, até a massa ficar homogênea. Depois, desligue a batedeira e acrescente o fermento. Misture bem até ele ser completamente incorporado à massa. 

Então, unte a forma com margarina e whey e coloque a massa. Coloque a forma em forno pré-aquecido e deixe assar por aproximadamente 35 minutos.

Pronto! Você já pode saborear seu bolo de caseína!

Leia também

Vem conhecer o Smart Fit Supps!

Siga a Smart no insta

Instagram @smartfit
Instagram @smartfit
Instagram @smartfit
Instagram @smartfit