Smart Fit News
Smart Fit News » Nutrição » Doce de leite no pré-treino!

Doce de leite no pré-treino!

Fazer dieta não é sinônimo de sofrimento e o Smart Fit Nutri ta aqui para te mostrar isso. Olha só essa receita de empadinha com doce de leite.

07/11/2022Tempo de leitura: 3 mins

Redação Por: Redação

Empadinha saudável com doce de leite

5 from 1 vote
Recipe by Redação Course: NutriçãoCuisine: SobremesaDifficulty: Fácil
Servings

6

servings
Prep time

1

hour 
Cooking time

30

minutes
Calories

102

kcal

Que tal uma sobremesa gostosa, sem prejudicar os seus resultados? Vem conferir essa receita super prática e rápida, que vai variar a sua dieta.

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de doce de leite sem açúcar

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral

  • 2 unidades de gema de ovo

  • 1/2 xícaras de chá de açúcar demerara ou mascavo

  • 2 colheres de sopa de óleo de coco

Instruções

  •  Em um recipiente adicione a farinha de trigo integral, as gemas, o açúcar e o óleo de coco, misture bem até formar uma massa, o ponto ideal é quando começar a desgrudar das mãos.
  • Unte forminhas de empada com o óleo de coco, coloque a massa e molde até encaixar bem nas forminhas.
  • Fure o fundo da massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos ou até dourarem.
  • Aguarde a massa esfriar, recheie com o doce de leite e sirva.

Vídeo

Posso incluir empada na dieta?

A empadinha de doce é leite é uma ótima opção de sobremesa para quando bate aquela vontade de comer um docinho depois do almoço, mas ela é ideal para ser consumida no pré-treino quando precisamos de uma opção mais rápida.

Nesta receita utilizamos como componentes principais a farinha de trigo integral, o açúcar demerara e o doce de leite zero açúcar, ingredientes estes que fornecem energia e que colaboram para uma boa disposição no início e durante o seu treino.

É aconselhável ingerir a empadinha em torno de 30 minutos antes do início das suas atividades físicas, para ter o tempo adequado de digestão.

Mas, é bom ficar atento a quantidade ideal a ser ingerida, pois quando consumida em excesso pode interferir nos seus resultados, importante lembrar que é sempre importante passar em consulta com um nutricionista para saber a quantidade ideal para sua rotina.

O doce de leite pode atrapalhar os meus resultados?

O doce de leite é uma delícia, não podemos negar, e não é à toa que ele é consumido em diversos países além do Brasil.

Mas por ser doce, ele carrega a fama de ser um dos vilões da dieta, principalmente por quem busca o emagrecimento.

De fato, a versão tradicional do doce de leite contém altos níveis de açúcar, mas dependendo do objetivo ele também pode ser incluído, por exemplo, pra quem busca hipertrofia é uma ótima opção no pré treino.

Nenhum alimento pode ser considerado vilão quando inserido e consumido de forma certa na rotina alimentar e a versão sem açúcar do doce de leite contém um menor valor calórico, sendo uma alternativa para encaixar na dieta sem medo.

Vale lembrar que não temos somente o açúcar como ingrediente principal no doce de leite, encontramos em sua preparação, o leite, que é uma rica fonte de proteína, nutriente este que é responsável pela construção muscular.

Benefícios da farinha que vai na empada de doce de leite

A farinha de trigo integral não passa por processos de refinamento, o que a torna uma versão mais nutritiva, contendo mais fibras em relação a versão branca da farinha de trigo.

Por conter mais fibras em sua composição ela auxilia no bom funcionamento do intestino e ainda promove saciedade por mais tempo, o que ajuda para quem quer emagrecer.

Além disso, a farinha de trigo integral contém vitamina K, vitamina E, ferro, cálcio, selênio e vitaminas do complexo B. Vitaminas essas que são essenciais para o metabolismo e recuperação muscular.

Todo cereal é uma fonte de carboidrato e por isso, quando ingerimos farinha ela se transformará em açúcar em nossa corrente sanguínea. Mas o lado bom da versão integral é que o tempo de digestão é maior em relação a versão branca, o que evita picos variados na glicemia. E o que isso significa? Impede o aumento do apetite e diminui os altos níveis de liberação da insulina, hormônio que induz o corpo a estocar energia em forma de gordura.

Curiosidades sobre o açúcar demerara

O açúcar demerara é uma versão mais nutritiva em relação ao açúcar refinado, podemos identificar isso de forma simples, observando a sua cor.

Quando o açúcar apresentar cores em tons de marrom, significa que ele passou por menos processos de refinamento, o que preserva os seus nutrientes.

Quanto mais branco for a cor do açúcar, significa que ele passou por maiores processos de refinamento, e durante esses processos grande parte de seus nutrientes se perdem.

Por isso o açúcar demerara é mais recomendado nutricionalmente em relação ao açúcar refinado.

No açúcar demerara podemos encontrar ácido fólico, zinco, fósforo, além disso ele também tem ação antioxidante.

Ele é uma boa opção para ser utilizado em receitas, pois não tem um sabor marcante, o que é mais palatável para quem está passando pelo processo de adaptação do paladar, por exemplo, quando iniciamos uma rotina alimentar com diminuição do açúcar.

Na receita de empadinha de doce de leite, você pode substituir o açúcar demerara pelo açúcar mascavo, que também é uma versão mais nutritiva do açúcar, pois não passa por processos de refinamento.

Dica da Nutri!   

Caso opte pela versão do doce de leite zero açúcar comercializado, sempre verifique a lista de ingredientes no rótulo do produto, quanto menor a quantidade de ingredientes, mais natural o produto será.

Mas uma alternativa mais saudável é fazer o doce de forma caseira, e dessa forma você pode fazer diversas versões.

Utilizando o leite desnatado você terá um menor teor de gordura no seu doce, também é possível preparar uma versão vegana com leite vegetal de sua preferência. Inclusive temos aqui no blog uma receita de doce de leite fit caseiro.

E como alternativa para adoçar você pode utilizar o xilitol que é uma versão de adoçante natural.

Viu só como o doce nem sempre é um vilão da dieta e ainda contém benefícios para a nossa saúde?

E para saber como encaixar essa receita deliciosa no seu dia a dia, sem interferir nos seus resultados, agende uma consulta no Smart Fit Nutri.

Dica bônus:

Você também pode substituir o recheio da empadinha doce por chocolate 70% cacau derretido, iogurte natural acompanhado de mel, ou iogurte natural com frutas de sua preferência, com morango fica uma delícia.

CONHEÇA O APP DE NUTRIÇÃO DA SMART FIT
Redação
Redação

Leia Mais