Tipos de leg press
Conheça os 3 tipos mais populares da máquina queridinha dos atletas.
03/06/2025 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Larissa Serpa
Pergunte a qualquer educador físico e ele dirá que você não deve pular o dia de pernas. Mesmo que não seja atleta, trabalhar a musculatura inferior pode melhorar sua funcionalidade. Desenvolver pernas fortes facilita subir escadas, levantar objetos do chão e até melhorar sua saúde geral.
E, nesse treino de perna, o leg press é um exercício que não pode faltar.
Mas qual leg press escolher? Sim, existem diferentes tipos da máquina e, a seguir, os profissionais de educação física da Smart Fit esclarecem as diferenças entre os principais modelos.
O que é leg press?
Trata-se de uma máquina de academia na qual você empurra o peso usando a força das pernas. Ela reproduz o movimento do agachamento, com a vantagem de permitir maior carga com mais segurança para as articulações.
Benefícios de cada tipo de leg press
Leg press 45
O leg press de 45 graus é provavelmente o tipo mais comum que você verá em uma academia. Ele ajuda a desenvolver quadríceps e glúteos fortes e definidos.
Até mesmo atletas profissionais e fisiculturistas utilizam esse modelo porque ele permite uma amplitude de movimento maior do que os agachamentos tradicionais.
Benefícios:
O leg press de 45 graus oferece mais ênfase aos glúteos em comparação aos outros tipos. Além disso, é mais “amigável” aos joelhos se comparado ao leg press horizontal ou vertical, pois permite uma amplitude de movimento mais natural.
Leg press 90 ou vertical
A próxima versão é o leg press vertical. Ao contrário do modelo mais comum, ele é projetado para que o usuário empurre os pesos para cima.
Benefícios:
O que o torna popular entre muitos usuários é o fato de ocupar menos espaço do que os outros modelos. Como o movimento é vertical, ele requer menos área, sendo uma boa escolha para academias domésticas.
Outra vantagem é que, quando utilizado corretamente, não sobrecarrega a coluna com carga vertical. Além disso, esse tipo de máquina foca mais nos quadríceps, com menor ativação dos glúteos.
Leg press 180 ou horizontal
Outra variante popular é o leg press horizontal, também chamado de 180 graus. Essa máquina geralmente possui um assento fixo e uma plataforma que se move sobre trilhos.
Devido ao seu design horizontal, costuma contar com uma pilha de pesos, e a resistência é ajustada por meio de um pino.
A principal diferença entre o leg press de 45 graus e esse modelo está na direção do movimento: aqui, você empurra paralelamente ao chão, enquanto no leg press 45 o movimento é diagonal, com o corpo inclinado.
Benefícios:
Esse modelo é bastante comum em academias por ser mais fácil de usar. Um dos seus principais atrativos é a posição sentada confortável, com ponto de entrada baixo e quase nenhuma carga sobre a coluna.
Pode ser uma ótima opção para pessoas idosas, com histórico de lesões ou que estão iniciando na musculação.
Como escolher o leg press ideal
Cada modelo tem suas vantagens.
Se você é iniciante, a máquina horizontal pode ser a melhor opção.
Se o foco for trabalhar mais os glúteos, escolha a de 45°.
Se o objetivo for ativar mais os quadríceps, aposte na vertical.
Para quem tem dores nas costas ou nos joelhos, o leg press de 45° ou o horizontal são boas opções.