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Musculação para emagrecimento, condicionamento e hipertrofia

Praticar essa atividade é essencial para ter saúde e dar força aos músculos

Por: Redação24/08/2021

Tipos de musculação

Sabia que a musculação pode fazer maravilhas pela sua saúde? Treinar com regularidade garante um sono mais tranquilo, favorece o coração e é um impulso para que você atinja seus objetivos fitness. Pois é: se você quer emagrecer, ganhar condicionamento ou massa muscular, precisa passar um tempinho puxando ferro.

Mas e aí, musculação é só para quem quer ganhar músculos?

A musculação não é apenas para aqueles que querem ganhar músculos. Esse tipo de modalidade pode promover o aumento da sua força e resistência muscular, ajudando nas suas atividades do dia a dia. A musculação não fica só por aí, ajuda também na concentração e no foco, dando uma maior autonomia e independência aos idosos, prevenindo lesões para quem pratica esportes, ajudando a prevenir dores decorrentes de má postura e ainda ajuda no processo de emagrecimento para quem deseja perder alguns quilos.

Existe diferença no treino da musculação dependendo do meu objetivo?

Como falamos, a musculação não serve só para ficar musculoso, mas na hora de fazer uso desta modalidade para o seu objetivo, claro, precisamos fazer alguns ajustes. Por exemplo, quando falamos da musculação para emagrecer e melhorar o condicionamento, ela deve ser feita em menor volume, que resumindo, implica em uma menor quantidade de exercícios e séries por sessão. Guilherme Leme, Gerente do Depto. Técnico da Bio Ritmo, acrescenta que a musculação para o emagrecimento “também prioriza os exercícios multiarticulares ou compostos – aqueles que mobilizam várias articulações e grupos musculares em um mesmo exercício”.

Agora, quando o assunto é a musculação com foco em hipertrofia, ela deve ser feita com maior volume e intensidade. O que significa que será colocada em jogo uma maior quantidade de exercícios e séries por sessão, bem como maiores cargas. Aqui, na busca pelo objetivo da hipertrofia, também se faz uso de uma maior escala de exercícios monoarticulares ou “isolados”, que são capazes de mobilizar apenas uma articulação e focar em um grupo muscular específico.

Mulher pode fazer musculação para emagrecer? 

Diferente do que muitas pensam, a musculação não é a grande inimiga das mulheres, muito pelo contrário, as mulheres que querem emagrecer tem na musculação um grande aliado na perda de peso.

Isso acontece por conta da capacidade da musculação estimular a produção de hormônios responsáveis pela quebra da gordura e que ajudam no processo de perda de peso. Esses hormônios são naturalmente mais presentes nos homens, que sempre levam vantagem fisiológica quando falamos em perda de peso e aumento de massa magra. 

Guilherme ainda destaca, “musculação é essencial para mulheres, ainda que estejam dentro do peso, para a manutenção da massa magra que é a responsável por gastar energia no organismo”.

Tem mais!

Se o seu objetivo é emagrecer, ganhar massa muscular ou melhorar a performance no treino, se liga: os professores da Smart Fit podem dar aquela mãozinha para você chegar lá!

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