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O que você precisa saber sobre queima calórica

Você sabe como isso funciona?

Por: Redação15/06/2021

Queima calórica: o que você precisa saber sobre esse assunto?

Você gostaria de queimar cerca de 40 calorias nos próximos 15 minutos, sem nem se dar ao trabalho de suar? Ok! Vá para o quarto, abra o armário e arrume-o: tire aquele casaco que não serve mais, a calça que não veste bem, endireite as peças nos cabides e prateleiras. Agora, sente-se. Pronto! Você acabou de gastar cerca de 40 calorias. Mágica? Na verdade, não: é só o seu corpo trabalhando como o de costume – diga olá para o seu metabolismo.

Queima calórica: como é que funciona?

Como deu pra perceber, a queima calórica ocorre o tempo todo. Mas ela ganha impulso com atividades que aumentam a frequência cardíaca acima dos níveis de repouso. Fazer exercício físico cardiorrespiratório (como correr, nadar ou andar de bicicleta), por exemplo, acelera o coração e torra um monte de caloria.

E o tal do metabolismo?

Você provavelmente já ouviu falar dele, mas talvez não entenda o termo muito bem. A grosso modo, metabolismo é toda a reação química que acontece no organismo que o(a) mantêm vivo(a). É comida sendo transformada em energia e energia sendo queimada para você viver – com seu cabelo crescendo, pulmões transferindo oxigênio para corrente sanguínea e tudo mais. Então, podemos dizer que a queima calórica só acontece porque o metabolismo está trabalhando.

O que fazer para aumentar a queima calórica

Investir no bom funcionamento do seu metabolismo é uma estratégia bem eficiente para aumentar a queima calórica. Independentemente do seu objetivo (emagrecer, melhorar o condicionamento ou ganhar massa muscular), é importante seguir uma rotina de exercícios e balancear a alimentação.

É consenso entre os especialistas que o melhor treino de queima calórica leva em consideração a zona alvo, uma estimativa da sua frequência cardíaca máxima (FCM). O ideal é que você se exercite usando de 80 a 85% da FCM. Para chegar a esse número, subtraia a sua idade de 220. Depois, multiplique por 0,85%:

Se uma pessoa tem 35 anos, a conta fica: 220 – 35 = 185. Para turbinar a queima calórica, ela deve treinar em uma frequência cardíaca próxima a 157 (que corresponde a 85% de 185).

Exercícios para queimar mais calorias

Gisele Santos, profissional de Educação Física do Smart Fit Coach (consultoria online com personal trainer da Smart Fit), dá exemplos de exercícios que podem ajudar:

  • Polichinelo, corrida no lugar, pular corda: são atividades cardiorrespiratórias que trabalham estabilidade e articulações.
  • Agachamento: a musculatura dos membros inferiores são maiores. Quando ativadas, geram um gasto energético de alta intensidade.
  • Flexão de braço: para fazer do jeito certo, tem que manter uma boa postura de tronco. Também queima calorias.

Dicas extras:

  • Emagrecimento, ganho de massa magra, performance, não importa o objetivo, quando tomamos a decisão de seguir uma rotina de exercícios físicos queremos algo em comum: o resultado. E só um professor pode dar uma orientação perfeita para você. Além dos treinos na academia, conte com o acompanhamento dos personal trainers do Smart Fit Coach.

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