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Musculação ou cardio para emagrecer, o que é melhor?

Enquanto a corrida ajuda o corpo a queimar mais durante a sessão, levantar pesos faz o contador de calorias continuar girando por horas depois da prática

Por: Maria Cecília Arra22/09/2020

musculação ou cardio para emagrecer

Essa, talvez, seja a questão que frequentadores de academia mais se perguntam desde o início dos tempos: musculação ou cardio para emagrecer, o que é melhor? Não é para menos, já que esse tipo de conhecimento é fundamental para que você atinja seu objetivo – seja ele aumentar a força, melhorar a composição corporal ou perder peso. E, para tentar esclarecer a dúvida de vez, conversamos com integrantes do time de especialistas da Smart Fit

Musculação ou cardio para emagrecer: a resposta dos experts

Vamos partir da ideia de que treinos cardiovasculares e de força têm diferenças substanciais: intensidade, duração e grupos musculares que usam. Por isso, eles também gastam calorias de maneiras distintas. Enquanto a corrida ajuda o corpo a queimar mais durante a sessão, levantar pesos faz o contador de calorias continuar girando por horas depois da prática.

Para efeito de comparação, pesquisadores usam um índice chamado de “consumo excessivo de oxigênio após o exercício” (EPOC, na sigla em inglês). Ele mede a quantidade de oxigênio de que o corpo necessita para retornar ao seu estado antes da atividade física. Pois bem, um estudo publicado no periódico europeu Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, que analisou os efeitos de programas cardiovasculares em homens com síndrome metabólica, constatou níveis de EPOC mais altos nos treinos com pesos. Na opinião dos experts, isso quer dizer que o corpo continua a gastar caloria após o fim do treino. 

Uma outra pesquisa, publicada no jornal científico online International Journal of Exercise Science, analisou o efeito do treinamento resistido em mulheres adultas sedentárias. Os resultados sugerem que levantar peso elevou a taxa metabólica basal (que é a energia mínima que de o organismo precisa para funcionar) das participantes por até 48 horas.

Isso explicaria porque apostar apenas em exercícios aeróbicos não é uma estratégia sustentável para emagrecer. O pulo do gato está na massa magra – os músculos que você só consegue com um bom treinamento de força, já que é preciso gastar mais calorias para mantê-los. 

Mas, afinal, qual dos dois escolher?

Então, a resposta mais acertada para “musculação ou cardio para emagrecer” seria… as duas modalidades juntas. Cárdio e musculação se complementam de um jeito único, reforça Lucas Cortez, professor e consultor do Smart Fit Coach (serviço de atendimento online com personal trainer): “O exercício aeróbico ajuda no sistema cardiovascular, incentivando nosso coração a bombear mais sangue para o corpo. Os resistidos vão cuidar da massa magra, desenvolvendo força e músculos”. 

Qual o segredo para emagrecer rápido?

É possível que, a essa altura, precisemos alinhar as expectativas: o rápido, aqui, não existe, ok? “Não dá para emagrecer de um jeito saudável rapidamente. Você precisa de constância nos treinos e disciplina na alimentação”, diz Lucas Cortez. “Além disso, é necessário descansar, dormir bem”. Então, pegar atalho para perder peso em poucos dias é uma cilada.  

Alimentação equilibrada é essencial para emagrecer

Como disse Lucas Cortez, musculação e cardio pouco adiantam se não vierem acompanhados de uma reeducação alimentar. Melhorar os hábitos à mesa, por sua vez, demanda paciência e informação. O primeiro passo é não demonizar comida: “Quando falamos em emagrecimento, logo pensamos em cortar carboidratos, mas não deveria ser bem assim”, garante João Tavarez, especialista do Smart Fit Nutri (aplicativo com consulta online e chat com especialistas). “O certo é promover uma diminuição no consumo deste macronutriente, de modo que ele ainda seja o combustível em horários que demandarem energia”.  

Em resumo, a alimentação saudável começa com uma lista de supermercado bem feita, com fartura e variedade de ingredientes que vão fornecer o melhor tipo de energia para você queimar no treino. Entram frutas, verduras, legumes, carnes magras (peito de frango, peixe) e carboidratos complexos (arroz integral, batata-doce, mandioquinha).

Com essas dicas, suas escolhas serão ainda mais assertivas e o resultado, sem dúvidas, vai chegar.

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