Smart Fit News
Smart Fit News » Fitness » 6 exercícios com bosu para potencializar o seu treino

6 exercícios com bosu para potencializar o seu treino

Acessório pode ser utilizado para melhorar os resultados de treinos para superiores, inferiores e core

Por: Amanda Panteri21/09/2020

exercícios no bosu - perdigueiro

Está sentindo que o treino anda fácil demais? Uma dica para deixá-lo mais intenso sem precisar lançar mão de muitos acessórios e máquinas é apostar no bosu (both sides up, em inglês, porque pode ser usado tanto em seu lado plano quanto oval). De origem norte-americana, no Brasil também é encontrado com o nome de meia bola. Aqui, você descobre os benefícios e aprende 6 exercícios com bosu para adicionar ao seu treino.

Diversas modalidades – como Pilates, treinamento funcional, fisioterapia, yoga e até musculação – utilizam o bosu por ser de fácil manuseio e muito versátil. Ao desestabilizar o movimento, ele exige que você esteja concentrado para manter o equilíbrio. “Por isso, melhora a coordenação motora e a propriocepção [consciência corporal e espacial]”, explica Diego Villalobo, gerente técnico da Smart Fit.

Sem contar que, por criar a necessidade de mais recrutamento muscular, ele intensifica o treino e promove o fortalecimento das regiões trabalhadas (que podem ser mais de uma e englobam o corpo todo, viu?). “Há um aumento do controle e estabilidade da região do core, consequentemente levando a uma melhora da postura”, complementa o especialista. 

Graças a todos esses benefícios do bosu, pessoas que estão se recuperando de lesões e dores nas articulações também saem ganhando. Afinal, o equipamento gera nenhum ou pouco impacto. “Só precisamos ter cuidado ao subir e descer do aparelho (independentemente do lado utilizado). E, é claro, pedir ajuda de um profissional na hora de escolher os exercícios certos para você.”

Treino para fazer com o bosu  

O profissional de educação física Lucas Cortez, da Smart Fit São Paulo, indicou um treino no bosu para o corpo inteiro. Confira!

Quer ler mais conteúdos como este?

Exercícios com bosu para membros inferiores

1. Agachamento no bosu

Como fazer: Em pé em cima do bosu, deixa as pernas afastadas na largura dos ombros, abaixe o quadril e jogue-o para trás como se você quisesse sentar em uma cadeira. Lembre-se de não projetar os joelhos para frente na hora de descer (eles não devem ultrapassar a linha dos pés) e manter a coluna reta. 

Execução: 3 x 10 para iniciantes e 4 x15 para avançados.

2. Agachamento búlgaro no bosu

búlgaro no bosu
Foto: Shutterstock

Como fazer: Em pé e de costas para o bosu, coloque uma perna à frente e outra atrás, apoiada em cima do equipamento. Desça com a coluna reta até os dois joelhos formarem ângulos de 90°. A coxa da frente deve ficar paralela ao chão e a de trás perpendicular a ele. Retorne à posição inicial. 

Execução: 3 x 10 para iniciantes e 4 x15 para avançados.

Exercícios com bosu para membros superiores

3. Flexão de braço com o bosu invertido 

Como fazer: Inverta o bosu para que a parte instável fique no chão. Inicie na posição de prancha alta, com as duas mãos apoiadas na plataforma do equipamento e a coluna reta. Dobre os cotovelos e desça em direção ao chão. Retorne. 

Execução: 3 x 10 para iniciantes e 4 x15 para avançados.

+ Por que fazer flexão de braço?

4. Elevação lateral no bosu

Como fazer: Suba no bosu e afaste as pernas na largura dos ombros, tentando manter o equilíbrio. Segurando um haltere em cada mão (caso seja necessário, improvise com garrafas d’água e sacos de feijão), eleve os braços lateralmente, deixando os cotovelos levemente dobrados. Retorne. 

Execução: 3 x 10 para iniciantes e 4 x 15 para avançados.

Exercícios com bosu para o core

5. Prancha isométrica no bosu

Como fazer: Apoie os pés no chão e os antebraços no bosu. Lembre-se de manter o corpo reto, sem jogar o quadril para cima ou para baixo e nem levantar a cabeça. 

Execução: 3 x 20 segundos para iniciantes e 4 x 40 segundos para avançados.

6. Perdigueiro no bosu

exercícios no bosu - perdigueiro
Foto: Shutterstock

Como fazer: Em quatro apoios, equilibre-se no bosu. Levante o braço direito e a perna esquerda, deixando-os retos. Retorne. Levante agora o braço esquerdo e a perna direita. Retorne.

Execução: 3 x 20 segundos para iniciantes e 4 x 40 segundos para avançados.

Dica: Para um resultado ainda mais assertivo, procure seu instrutor para determinar o número exato de séries e repetições que você deve fazer dependendo do seu nível de condicionamento físico. 

Siga a Smart no insta

São vários os benefícios do treino, mas aqui separamos 4 pra você começar hoje a treinar na Smart e levar uma vida muito mais saudável 💪 Se liga só!
Ei, você! Arrasta o sofá e chama a família inteira para dançar!

Smart Fit Class
por videochamada
Especial Semana das Crianças

Com Vini Mello, instrutor Pro FitDance, e participação dos professores Vivi e Eric, da Smart Fit

>> Quinta-feira, 14/10
>> Às 18h30

Bora aprender e se divertir com passinhos e música?

Para participar:
1. Acesse www.smartfit.com.br/reservas;
2. Busque pela unidade: Digital;
3. Escolha a aula das 18h30;
4. Fique de olho: 15 minutos antes da aula você recebe o link para a plataforma Zoom no seu e-mail.
Bora aproveitar a última chance! O primeiro mês dos planos Smart e Black por apenas R$ 9,90 😱 Calma que ainda tá rolando, mas até hoje. Acesse nosso site e vem com a gente!
Se movimentar é para todas as idades 🥰 Olha só essas dicas de exercícios para fazer com as crianças e garantir diversão pra família toda! Curtiu? Acesse nossos stories para fazer o download do conteúdo completo!