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5 coisas que você não sabia sobre exercícios – e como começar a praticar

Esses benefícios vão te surpreender e incentivar a ter uma rotina de treinos

Por: Larissa Serpa12/05/2023Tempo de leitura: 4 mins

5 coisas que você não sabia sobre exercícios – e como começar a praticar III

Quer você pratique exercícios leves, como caminhada, ou atividades de alta intensidade, como corrida ou musculação, o exercício regular oferece uma ampla gama de benefícios para o corpo e a mente. “Os benefícios para o corpo são mais conhecidos mas é importante notar que, se você faz exercícios com regularidade, as vantagens para o cérebro são enormes, ajustando a liberação hormonal e melhorando o humor e a saúde mental como um todo”, explica Guilherme Leme, gerente do departamento técnico da Smart Fit.

Isso tudo, além de uma gama de outros benefícios que te contamos aqui.

Mas ainda têm algumas coisas que são importantes de saber antes de começar uma rotina e que talvez você ainda não conheça. 

Coisas que você não sabia sobre exercícios

  1. Seus músculos têm memória

Sim, literalmente células de memória. O que isso significa na prática é que, mesmo após longos períodos parado, se você se exercitava antes, seu corpo vai “pegar o ritmo” rapidamente e seus músculos vão se desenvolver mais rápido do que se você está treinando pela primeira vez, por conta dessa lembrança.

Por outro lado, isso também significa que se você ficar 2 a 3 meses fazendo o mesmo exercício, ele pode não fazer mais efeito, porque seu músculo já está acostumado.

  1. O exercício aumenta seu nível de energia imediatamente

Você diz “estou muito cansado para me exercitar” e nós dizemos “é exatamente por isso que você deve”. Se você acordar um pouco mais cedo para completar uma rotina de exercícios de 30 minutos antes de ir para o trabalho, terá mais energia o resto do dia.

Isso porque o exercício libera endorfinas, que são hormônios do bem-estar, em sua corrente sanguínea. As endorfinas podem ajudá-lo a se sentir mais energizado.

  1. O coração também é um músculo, então fortalece com o treino

Como acontece com todo músculo, quanto mais você o exercita, mais eficiente ele se torna. Então, o fortalecimento do músculo cardíaco (que acontece durante exercícios) o deixa melhor no bombeamento de sangue por todo o corpo e também reduz a frequência cardíaca em repouso.

  1. Treinar faz com que você tenha menos resfriados

Após o exercício, seu corpo produz mais anticorpos que atacam invasores estranhos, como bactérias ou vírus. 

Algumas horas depois de concluir seu treino, seu corpo volta ao normal, claro, mas quanto mais você se exercita, mais tempo esses anticorpos circulam em seu sistema. 

Um estudo mostrou que indivíduos que caminham com intensidade moderada por 40 minutos por dia têm metade dos dias de resfriados e dores de garganta do que aqueles que não fazem exercícios.

  1. A perda de gordura é geral, o aumento do músculo é local

Você não pode perder gordura de só uma área – seja barriga, coxas ou bumbum – com uma rotina de exercícios, mesmo que você faça um treino focado para essa região.

Quando você perde peso, seu corpo decide de onde vai sair. Na maioria das vezes, você perderá peso primeiro onde engordou por último.

No entanto, há benefícios extra ao trabalhar os músculos localmente, porque o crescimento muscular acontece, sim, apenas nos músculos trabalhados e quando esses músculos são tonificados,o acúmulo futuro de gordura na região será menor.

Como começar a praticar exercícios

Ok, já se convenceu mas ainda não está pronto para começar na sua Smart Fit mais próxima? Sair do sedentarismo primeiro vai te dar mais forças, para depois se inscrever em uma academia, à medida que seu corpo acostuma e você percebe os benefícios.

Alguns dos exemplos abaixo são os mais fáceis de encaixar na rotina diária:

  • Faça uma caminhada rápida de 30 minutos cinco vezes por semana

Não precisa nem separar um momento só para isso. Você pode estacionar ou descer do ônibus 1km antes da sua casa ou trabalho e completar o trajeto à pé.

  • Passeie com seu cachorro (ou amigos) com mais frequência

Falta de companhia é um desmotivador quando você está começando, então chamar alguém (mesmo que seja seu bichinho) para acompanhar, vai te animar.

  • Participe de algumas aulas de exercícios divertidas, como aula de dança

Antes de começar a musculação, procure um exercício que te anime e que te faça sentir que você nem está treinando, de tão divertido.

Dica bônus

Para começar uma nova rotina de exercícios, você precisa da ajuda de um profissional. A Smart Fit reúne professores preparados para te orientar. Encontre a academia mais perto de você e consulte os planos disponíveis.

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