O que é sedentarismo?
Entenda o que significa ser sedentário e as consequências disso para a sua saúde
27/01/2021 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Karen Carneti
É grande a chance de você já ter dito ou, ao menos, ouvido a frase: “Preciso começar a fazer exercício”. A bem da verdade, é que sim, se não pratica nenhuma atividade física além do revezamento cama-sofá, você deve começar. Mas, vamos voltar algumas casas nesse tabuleiro e falar sobre saúde: você sabe o que é sedentarismo e as consequências dele para o seu corpo? Fomos atrás das respostas.
Será que você sabe o que é sedentarismo?
Aos números: a Organização Mundial da Saúde recomenda que adultos pratiquem pelo menos 150 a 300 minutos por semana de atividade física moderada, ou 75 a 150 minutos de atividade intensa, quando não houver contraindicação. Parece muito? Não é: podemos incluir na soma qualquer movimentação do dia a dia que resulte em estímulo dos músculos e gasto energético – subir escadas e varrer a casa, por exemplo. Ficar abaixo desses índices configuraria o que os especialistas chamam de “comportamento sedentário”.
Médicos pesquisadores do Colégio Americano de Medicina do Esporte vão na mesma linha e definem o sedentarismo como “a prática de atividades físicas leves durante menos do que 150 minutos por semana” para a população entre 18 e 60 anos, em um estudo revisando orientações sobre o assunto.
O que seu corpo está dizendo
Caso queira saber se está levando uma vida sedentária, é preciso aprender a ouvir o que seu corpo diz.
“Os primeiros sinais de sedentarismo observados são o aumento do peso corporal, a diminuição na capacidade cardiorrespiratória – ou seja, ficar cansado mesmo que com pequenos esforços, como subir poucos degraus de uma escada – e a diminuição da massa muscular. Em situações mais avançadas, há de se ressaltar o aumento do colesterol, quadros de hipertensão arterial e aparecimento de problemas cardíacos”, explica Thiago Nascimento da Silva Cesar, Fisiologista do Exercício pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O que favorece o sedentarismo?
Era de se esperar: hábitos modernos têm sua culpa. Imagine como o uso prolongado de computador, celular e TV, a facilidade do delivery, pegar o carro mesmo para pequenas distâncias, contribuem para que a carga de atividade física do dia a dia diminua cada vez mais.
As consequências do sedentarismo
As consequências do sedentarismo influenciam diretamente a saúde e bem-estar.
“As doenças cardiovasculares são a complicação mais frequente e temida pelo estilo de vida sedentário, que predispõe a fatores de risco para complicações graves, como o infarto do miocárdio, arritmias e insuficiência cardíaca”, como explica Nilton Carneiro, cardiologista, arritmologista e coordenador médico do Setor de Diagnóstico Cardiológico do Hospital Santa Catarina (SP).
Além disso, os efeitos nocivos da inatividade física também afetam ossos, tendões e órgãos como pulmão e cérebro. “Uma pessoa sedentária tem 50% mais chances de sofrer um AVC”, afirma Thiago.
As pessoas com sedentarismo devem se exercitar porque a falta de movimento também impacta negativamente o humor, a qualidade do sono e a saúde mental — aspectos nem sempre percebidos de imediato, mas que afetam diretamente a produtividade e o bem-estar geral.
Quando perguntado sobre quem deve se preocupar, Thiago esclarece que todos devem reconhecer os malefícios causados pelo estilo de vida sedentário, porém, portadores de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, idosos e mulheres devem se preocupar ainda mais com os efeitos adversos causados pela inatividade física, já que correm mais riscos de desenvolver complicações.
Como evitar o sedentarismo?
“É necessário encontrar uma atividade física com a qual se identifique e goste, para poder manter a regularidade e a constância, criar uma rotina, determinar quantas vezes vai poder e conseguir fazer na semana e saber respeitar os limites do seu corpo”, finaliza a professora.
Continue por aqui 🙂
- Descubra as diferenças entre aula, treino e programa.
- Que tal começar a pular corda? A gente ajuda!
- Por fim, se for um dos seus objetivos, temos 10 dicas para secar a barriga.