Smart Fit News
Smart Fit News » Saúde » Vacina e atividade física: mais anticorpos e proteção contra a Covid

Vacina e atividade física: mais anticorpos e proteção contra a Covid

Pesquisa feita pela USP mostra que colocar movimento no dia a dia melhora a resposta imunológica do organismo

Por: Redação20/08/2021

Ser fisicamente ativo ajuda na imunidade

Que exercício faz bem para a saúde, todo mundo sabe. Mas, temos mais um benefício para incluir nessa lista: ser fisicamente ativo reforça a imunidade e os efeitos da vacina contra a Covid-19. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) e publicado na plataforma internacional Research Square.

Os pesquisadores analisaram amostras de sangue de voluntários que receberam a vacina CoronaVac em três momentos: logo após a aplicação da segunda dose, 28 e 69 dias depois. Os resultados permitem concluir que praticar atividade potencializa a resposta da vacina contra a Covid-19, independentemente de outros fatores (como idade e sexo). “O mínimo de exercício já produz uma resposta positiva, porém, observamos que quanto mais movimento, melhor”, explica Bruno Gualano, professor da Faculdade de Medicina (FM-USP) e primeiro autor do artigo.

Apesar da pesquisa ter sido feita apenas com pessoas imunizadas com a CoronaVac, Gualano acredita o mesmo efeito pode ser observado com outras vacinas contra a COVID-19 e outras doenças.

Movimente-se!

O fortalecimento da imunidade é mais um dos muitos benefícios da prática de atividades físicas e a ciência vem provando isso ao longo dos anos. Estudos já mostraram que uma única sessão de exercício pode mobilizar bilhões de células responsáveis por “vigiar” o organismo, acordando o sistema imune. Ao detectar uma ameaça, recrutam outras células de defesa para que ataquem o invasor. Por isso, manter-se fisicamente ativo(a) é tão importante!

“Toda execução de um exercício gera uma inflamação no corpo. Isso pode até parecer ruim, mas não é”, explica Luiz Carlos Carnevali, especialista em Fisiologia do Exercício e em Biomecânica e Cinesiologia, mestre e doutor pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e diretor técnico da Smart Fit. “Esse estresse faz com que o corpo perceba esse estímulo e crie as respostas anti-inflamatórias necessárias para a sua recuperação, o que, consequentemente, reforça o seu sistema imunológico.”

Agora, você já sabe…

Que tal começar hoje mesmo? Reunimos sugestões de Luan Rodrigues, gerente do departamento técnico da Smart Fit e professor de educação física, para você ser mais ativo(a). Também temos dicas para você criar o hábito de fazer exercícios numa boa.

Veja vídeos no canal da Smart no Youtube

Continue por aqui 🙂

*Com informações Agência Fapesp

Siga a Smart no insta