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Cuidados com a saúde no calor intenso

Devemos manter um estilo de vida saudável sempre, independente de nossa faixa etária. Ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente são hábitos muito importantes, ainda mais com a temperatura nas alturas. Portanto, neste verão, é importante  dar atenção especial ao organismo e ao seu bem-estar. Nesta época do ano, o corpo pode sofrer […]

Por: Redação19/12/2016Tempo de leitura: 3 mins

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Devemos manter um estilo de vida saudável sempre, independente de nossa faixa etária. Ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente são hábitos muito importantes, ainda mais com a temperatura nas alturas. Portanto, neste verão, é importante  dar atenção especial ao organismo e ao seu bem-estar.
Nesta época do ano, o corpo pode sofrer algumas alterações significativas, pois é comum sentir tontura e cansaço. O excesso de calor também pode provocar cãibras, dores de cabeça e até alterações no funcionamento cardíaco. Mas, fique calmo! Existem algumas medidas simples e possíveis que podem te ajudar nos cuidados com a sua saúde.
Tenha uma alimentação saudável: Aposte em alimentos como banana, linhaça, peixes, feijão e hortaliças, pois eles têm mais antioxidantes e gorduras saudáveis. Azeite e soja, por exemplo, ajudam a reduzir o colesterol. Frutas e vegetais também são fontes ricos de energia e fibras. Pratique exercícios físicos: Atividades que movimentam o corpo são essenciais para que você mantenha a flexibilidade dos músculos e ossos por mais tempo. Além disso, exercícios físicos ajudam a manter o peso e evitam que a pele fique flácida. Exercitar-se três vezes por semana faz com que você diminua os riscos de doenças cardíacas e respiratórias.

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Consuma alimentos com cálcio: Alimentos com cálcio fortalecem a estrutura dos ossos e dos dentes, além de manter a nossa força muscular e uma boa coagulação sanguínea. Se você tem histórico de osteoporose na família, inclua alimentos como iogurte natural, espinafre, castanha-do-pará, ameixas, brócolis e leite desnatado no cardápio.
Controle o estresse: Não deixe pequenos problemas abalarem sua rotina. Preocupações deixam a mente acelerada e isso pode prejudicar sua saúde com enxaquecas, suor excessivo e riscos de doenças cardiovasculares. Tenha bom humor e faça atividades que te dão prazer!
Durma bem: Tente descansar de sete a nove horas por noite. Antes de dormir, fique longe de eletrônicos como TV, internet e telefone para evitar distrações. Use uma roupa confortável e mantenha uma rotina com horário fixo para dormir.

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Abandone os maus hábitos: Evite fumar ou consumir bebidas alcoólicas em excesso. Com 30 anos, nosso corpo não é mais o mesmo em alguns aspectos, isto é, ele não se recupera tão facilmente caso você  se exceda em algumas situações. Os males causados ao corpo com essa idade podem ser refletidos mais drasticamente aos 40, 50 e assim por diante.
Evite a desidratação: Beber dois litros de água por dia, no mínimo, é um hábito básico que você deve incluir na rotina. Em dias mais quentes, por exemplo, é comum o corpo perder mais água por conta da exposição ao sol, o que pode causar tonturas e  mal-estar. Também é importante beber água durante o treino na academia.
Vá ao médico: Um dos erros mais comuns é ir ao médico apenas quando se está doente , certo? O recomendado é que você faça exames uma vez ao ano para saber como está sua saúde, ainda mais se tem histórico de doenças na família. O médico pode te orientar e, caso necessário, encaminhá-lo a outros especialistas. Cultivar hábitos saudáveis é importante independente da idade. Comece a se cuidar para colher bons frutos no futuro!

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