Tá a fim de um treino superintenso? Conheça o Tri-set
O método é uma boa opção para quem quer evoluir no ganho de massa muscular. Vem ver!
11/07/2021 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Larissa Serpa
Você já pode ter ouvido falar do bi-set mas e quanto ao tri-set? Ele é uma evolução do primeiro e promete tornar seu treino ainda mais intenso. Abaixo, Luan Rodrigues, gerente do departamento técnico da Smart Fit explica melhor.
O que é o método tri-set
O tri-set consiste em realizar três exercícios seguidos para o mesmo grupo muscular sem intervalo de descanso entre eles. Por exemplo, ao trabalhar o tríceps, você pode fazer uma série de tríceps-testa seguido de um de tríceps-francês e um de tríceps na polia, “atacando” vários ângulos do grupo muscular e parando para descansar apenas após finalizar o último exercício.
Para que serve?
É indicado para ganho de massa muscular, já que adiciona volume e intensidade no treino. Esse protocolo aumenta o fluxo sanguíneo e promove maior estresse metabólico que, por sua vez, vai gerar o crescimento dos músculos. “A ideia desse método é alcançar o maior número de fibras da musculatura possível, para obter melhores resultados”, diz Luan.
Quem deve fazer o tri-set?
Quem procura hipertrofia e resistência muscular. Um estudo publicado no jornal internacional European Journal of Applied Physiology mostrou que o método tri-set para atletas aumenta a eficiência do treino e diminui o tempo da sessão – já que você não faz pausa entre os exercícios, poupando alguns minutos. No entanto, por passar direto para outros movimentos, o método exige que você já tenha uma resistência avançada para conseguir executar os três sem perder a forma adequada. “Justamente por exigir grande controle corporal e ajuste de carga fiel, o tri-set só é utilizado para pessoas já avançadas no treinamento”, diz Luan. Ou seja, somente adicione tri-sets em seu treino se seu professor indicar.
Cuidados que você deve ter
Além de cuidado na execução (realizar os exercícios com postura incorreta pode levar a lesões), você também deve se atentar aos exercícios escolhidos. Luan explica que eles devem ser os adequados tanto para atingir diferentes ângulos do mesmo grupo muscular como para evitar que um músculo só seja sobrecarregado no processo. “Há grande chance de fadiga muscular se isso acontecer”. E, para evitar fadiga geral do corpo, ele recomenda que só se inclua 1 a 2 tri-sets por treino.
Frequência de mudança
“Sugerimos mudar tanto os exercícios como os métodos utilizados a cada 4 semanas, para sempre dar novos estímulos ao músculo e, assim, continuar obtendo resultados”, diz Luan. Vale conversar com seu professor para que ele possa avaliar qual seu nível e, a partir daí, ver qual a melhor estratégia na busca pelos seus resultados de forma segura.
Sobre esse assunto…
Dica extra!
Ganho de massa magra, performance, emagrecimento… Não importa o objetivo, quando tomamos a decisão de seguir uma rotina de exercícios físicos, queremos algo em comum: o resultado. E a Smart Fit pode te ajudar a chegar lá! Confira a academia mais perto de você e os planos disponíveis.