Top 5 aparelhos da academia para empinar o bumbum
Um ranking com os melhores aparelhos para fortalecer a região. Quer tonificar os glúteos na academia? Então, vem!
16/12/2020 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Redação
Conhecida pela força, a região dos glúteos é composta por três músculos – o glúteo máximo, o glúteo médio e o glúteo mínimo. E essa turma é potente, viu? Ela ajuda você a andar, sentar, correr… “Muito além de delinear a silhueta, os glúteos têm a função de fornecer equilíbrio e estabilidade. Fortalecidos, previnem lesões e melhoram a prática de outras atividades físicas”, diz Diego Villalobo, educador físico do departamento técnico da Smart Fit. Se tonificar essa parte do corpo está entre os seus objetivos fitness, role a página: montamos um ranking com os melhores aparelhos da academia para empinar o bumbum.
E os melhores aparelhos da academia para empinar bumbum são…
Antes, vale reforçar: exercícios são, sim, capazes de levantar o glúteo. Na academia, fica mais fácil direcionar os esforços para a região, comenta Diego Villalobo. “Muitos dos aparelhos para membros inferiores recrutam esses músculos, seja em um treino específico para glúteos ou em um complementar”. Então, que tipo de atividade devemos incluir na rotina para garantir resultados? A resposta está na força. Treinamentos com carga e recuperação adequadas vão deixar o seu bumbum durinho – peça a ajuda do professor de educação física para encaixar as sugestões de maneira eficaz no seu treino.
#1 Leg Press
Não subestime o que o leg press pode fazer por você (e pelo seu bumbum): poderoso, ele envolve a maioria dos grupos musculares inferiores.
Como o leg press empina o bumbum? O exercício de padrão fixo do aparelho aciona o glúteo máximo. É uma boa pedida para quem está começando a se aventurar na academia e precisa aprender a execução correta e segura do movimento.

#2 Gaiola de Agachamento
Os diversos tipos de agachamento são ótimos para ativar o glúteo e a gaiola auxilia na execução. “Para que o exercício seja efetivo, é bacana variar. Levantamento terra, agachamento búlgaro e frontal com barra, por exemplo, podem integrar o treino”, sugere Diego Villalobo.
Como o agachamento empina o bumbum? Saber como fazer agachamento é essencial para ativar uma série de grupos musculares – entre eles, glúteo máximo e médio. Trabalhar a musculatura da região fortalece e auxilia na definição.
#3 Smith
A máquina chamada Smith também dá aquela mãozinha no agachamento e pode ser uma opção para variar o estímulo. Peça ajuda de um professor para realizar o exercício corretamente.
Como o Smith empina o bumbum? O agachamento guiado é executado com uma barra. Neste caso, assim como em outros agachamentos, glúteos máximo e médio são trabalhados.

#4 Barras e halteres
Se você quer um bumbum forte e esculpido, você precisa trabalhar os três músculos da região, certo? Pois bem, os instrumentos disponíveis em academias aumentam a variedade do treino.
Como barras, halteres e polias empinam o bumbum? Com barras e halteres é possível acrescentar dificuldade a elevação pélvica, avanço, afundo e outros exercícios, que, claro, tonificam a musculatura e definem o bumbum.
#5 Cadeira abdutora
Na cadeira abdutora, realizamos um movimento que diminui a flacidez dos glúteos.
Como a cadeira abdutora empina o bumbum? “O exercício trabalha os glúteos mínimo e médio. Esteticamente não traz muitos resultados, mas são fundamentais para estabilizar e desenvolver o glúteo máximo”, diz Diego Villalobo.

Dê o play!
Aparelho para glúteos na academia: postura faz diferença
Ao usar aparelho para glúteos na academia, mantenha a postura correta desde o início da execução e evite curvar a coluna ou travar o quadril.
Durante o exercício, ative o abdômen e controle a velocidade. Além disso, movimentos lentos ativam melhor os glúteos, principalmente o glúteo máximo, responsável pelo volume da região.
Dicas para potencializar o treino com aparelhos:
- Ajuste a carga conforme o seu nível;
- Execute o movimento de forma controlada;
- Evite impulsos com outras partes do corpo;
- Dê foco à contração muscular;
- Mantenha o intervalo entre séries.
Essas ações ampliam os benefícios dos equipamentos sem sobrecarregar joelhos ou lombar.
Combine os aparelhos com exercícios livres
Apesar dos aparelhos direcionarem o esforço, vale complementar com exercícios livres.
A combinação ativa diferentes grupos e gera estímulos variados, favorecendo a evolução.
Use halteres, elásticos ou o próprio peso corporal para ampliar os resultados. Assim, o treino ganha diversidade e mantém a motivação em alta.
Experimente ainda diferentes estímulos e aumente a carga progressivamente. Com consistência, você percebe mudanças visíveis em poucas semanas.
O que mais você precisa saber sobre esse assunto:
+ 5 dicas para treinar os glúteos
+ Mais dicas para fortalecer os glúteos
+ Treino para levantar o bumbum
+ Você já conhece o Smart Fit Coach?