Smart Fit News
Smart Fit News » Fitness » Supino: o que é e quais são os benefícios?

Supino: o que é e quais são os benefícios?

Benefícios e curiosidades sobre o supino

15/12/2022Tempo de leitura: 2 mins

Redação Por: Redação

Benefícios e curiosidades sobre o supino 3

Você sabia que o supino é um dos movimentos mais completos quando se trata de trabalhar diferentes músculos ao mesmo tempo? Afinal, ele trabalha o peito e, simultaneamente, ainda exige um esforço grande dos braços e dos ombros. 

E convenhamos: não existe nada melhor do que um movimento com múltiplos benefícios, muitas vantagens e que ainda trabalha vários grupos musculares e faz o treino ser mais rápido e assertivo.

O que é supino?

O supino é um dos mais famosos e populares exercícios da academia, considerado um levantamento de peso clássico e muito executado pelos alunos.

Além disso, ele tem esse nome porque, na versão original, o corpo fica na “posição supina”, ou seja, a pessoa precisa ficar deitada de costas e paralela ao solo.

“Os resultados, é claro, vão depender da carga, do número de repetições e das séries realizadas”, ressalta Valter Grimaldi, um dos nossos professores do Smart Fit Coach.

Lembrando ainda que essas cargas precisam ser definidas por um especialista.

Os principais músculos trabalhados são:

  • Peitoral maior (clavicular e esternal) e menor; 
  • Deltóides (ombros); 
  • Serrátil anterior; 
  • Coracobraquial; 
  • Tríceps.

Como executá-lo?

“Para realizar o supino, você pode usar pesos livres ou barra, deitado em um banco. Antes de iniciar, certifique-se de que o banco é adequado para atividades físicas  e que sua postura está correta. Se achar necessário, fale com um profissional”, aconselha Valter.

E quais são os benefícios?

Os 3 tipos de supino

Os três tipos de supino são:

Supino reto

Feito em um banco plano em 180°. Esse exercício é recomendado quando o objetivo do aluno é ganhar massa muscular e força, por permitir a amplitude total do movimento.

Supino inclinado

Como o nome sugere, é realizado em um ângulo de 45.

Também exige mais dos músculos peitorais e superiores.

Supino declinado

Segue o mesmo princípio do anterior, mas são as pernas que ganham foco e ficam voltadas para cima. Trabalhando a musculatura peitoral inferior e trazendo bons resultados.

Viu só? Se o seu objetivo é ganhar massa muscular e melhorar a performance no treino, o supino pode te ajudar a chegar lá e, nós, da Smart Fit também.

Este artigo foi útil para você?

Leia também:

Vem conhecer o seu Coach!
Redação
Redação