Smart Fit News
Smart Fit News » Nutrição » Curau de milho fit

Curau de milho fit

Aprenda essa receita de curau fitness! Uma versão mais saudável em relação a receita original, para não prejudicar sua dieta e matar aquela vontade de doce.

21/06/2022Tempo de leitura: 4 mins

Redação Por: Redação

Conheça o app de nutrição da Smart Fit

Como incluir o curau na dieta?

Curau Fitness

5 from 1 vote
Recipe by Caroline Course: Sobremesa, Pós-treinoCuisine: Sem culpaDifficulty: Fácil
Porções

5

porções
Tempo de preparação

20

minutes
Tempo de cozimento

40

minutes
Calorias

140

kcal

Esse curau fitness por ser uma versão mais saudável da versão original, é perfeito para não prejudicar sua dieta e ajudar a matar aquela vontade de doce.

Ingredientes

  • 1 unidade de lata de milho em conserva para a o curau

  • ½ xícara de chá de leite desnatado

  • 1 unidade de garrafinha de leite de coco

  • ½ xícara de chá de açúcar demerara ou adoçante culinário

  • 1 colher de chá de óleo de coco

  • Canela em pó a gosto

Instruções

  • Em um liquidificador ou mixer bata o milho, o leite desnatado e o leite de coco.
  • Em uma panela adicione o óleo de coco, despeje a mistura de milho e acrescente o açúcar. Misture em fogo baixo até engrossar.
  • Transfira para um recipiente e salpique canela a gosto.

Vídeo

A receita de curau fitness é uma ótima opção para consumir nessa temporada de festa junina e inverno!

É uma versão mais saudável quando comparada a receita original, não vai prejudicar sua dieta e ainda auxilia a matar aquela vontade de doce que costuma estar aumentada no inverno.

E se você está com os treinos em dia, anota essa dica: pode ser uma ótima opção de pós-treino por conter carboidratos e proteínas que irão repor o glicogênio – que é nossa reserva energética – e ajudar no crescimento dos músculos.

O milho é um cereal rico em antioxidantes e fibras. Nosso corpo não possui capacidade de digerir as fibras e por isso auxilia no bom funcionamento do intestino.

O principal ingrediente do Curau: milho e seus benefícios

Por ter alta quantidade de fibras, vai trazer maior saciedade e auxiliar no emagrecimento. Além disso, a fibra ajuda na redução do colesterol, pois diminui a absorção das gorduras que podem estar presentes nos alimentos.

É um alimento rico em carotenoides, o que dá a sua cor amarelada e é percursor da vitamina A. Essa vitamina ajuda a aumentar a proteção do organismo e fortalece nosso sistema imunológico, assim, evitando gripes e resfriados.

Além disso, o milho não contém glúten. Assim, pode ser consumido por quem tem doença celíaca — que é uma intolerância permanente ao glúten.

A farinha de milho inclusive, pode substituir a farinha branca em preparações como pães, bolos e biscoitos.

Por ser versátil, o milho pode estar presente em diversos pratos como o curau, a pamonha e a canjica que são marcas da culinária brasileira.

O coco é um fruto que pode ser consumido de muitas formas, desde a sua polpa, a água, o leite, o óleo e a farinha.

Benefícios do coco que contém no curau

Seu valor nutritivo vai depender se a fruta está madura ou verde, ou da sua forma de consumo, que apresenta de maneira geral excelente teor de sais minerais.

Possui vitaminas do complexo B e vitamina C, sendo muito indicado para combater os danos causados pelos radicais livres, graças ao seu efeito antioxidante.

A polpa do coco maduro é muito rica em fibras e gorduras boas, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade depois de uma refeição.

Consumir o coco pode ser benéfico até para o sistema imunológico, pois contém substâncias que combatem vírus, fungos e bactérias, além de ser um ótimo anti-inflamatório.

O óleo de coco ficou famoso nos últimos anos por ser uma gordura considerada saudável.

O mito do óleo de coco usado no curau

Mas entende-se que o consumo do óleo de coco ainda é um assunto polêmico e há muitas dúvidas sobre os nutrientes e as vantagens do seu uso para o organismo.

Vale dizer, que o óleo de coco continua sendo uma gordura que precisa ser consumida de forma moderada.

Não é recomendável utilizá-lo somente ele na dieta como fonte de gordura, já que não é um alimento milagroso.

Ele é um óleo bem versátil e pode ser usado tanto em receitas culinárias quanto como um item de beleza para hidratar a pele e os cabelos.

Além disso, ele pode ser utilizado para fritar ou refogar alimentos, temperar saladas e até mesmo ser ingrediente nas preparações de doces ou salgados.

O leite é um produto da vaca, rico em proteínas e em cálcio, tem benefícios na prevenção da osteoporose e perda da massa muscular.

Benefícios do leite

Podemos encontrar em três versões: integral, desnatado e semidesnatado.

O leite integral contém as vitaminas A, E, K e D, que estão presentes na gordura do leite.

Entretanto, como o leite desnatado não tem grande quantidade de gordura, perde esses nutrientes.

Consumir regularmente o leite, traz benefícios como a prevenção da osteoporose, por ser rico em cálcio e conter vitamina D, além de ajudar no crescimento dos músculos, pois é rico em proteínas.

Essa bebida também pode melhorar a flora intestinal, por conter nutrientes que são consumidos pelas bactérias benéficas do intestino.

Recentemente na internet foi muito falado que o consumo do leite traz um efeito inflamatório para o nosso organismo.

O mito do leite ser inflamatório

Por outro lado, por mais que o ambiente online esteja cheio de opiniões sobre evitar o consumo de produtos lácteos, estudos comprovaram que essa afirmação não é justificável.

Nenhum estudo mostrou que o consumo de alimentos lácteos ou proteínas do leite aumenta a inflamação como se acreditava anteriormente.

Alguns dos estudos relatam que a ingestão de lacticínios resulta na redução da inflamação, sendo seguro o seu consumo.

O leite pode sim, ser inflamatório, mas apenas para algumas pessoas. Geralmente pessoas que tenham alguma disbiose intestinal (desequilíbrio da flora intestinal).

Dessa forma, podem desenvolver uma sensibilidade à caseína, proteína presente no leite que muitas vezes causa essa sensibilidade e inflamação.

Outras pessoas podem possuir alergia às proteínas presentes no leite de vaca, e nesses casos, a ingestão desses componentes desencadeiam uma resposta alérgica e processo inflamatório.

Restringir o consumo de leite também é recomendável para pessoas que possuem doenças que afetam o intestino.

Como Doença de Crohn (que é uma condição intestinal inflamatória e crônica que afeta o revestimento do trato digestivo), enfermidades inflamatórias, úlcera e gastrite.

A bebida estimula a produção de suco gástrico, o que pode piorar o quadro dessas doenças, entre outros problemas já existentes que possam ser agravados com o consumo da bebida.

Vale lembrar que qualquer restrição ou exclusão alimentar só deve ser feita para casos específicos como esses e sob recomendação de um nutricionista ou médico.

Eai pessoal, gostaram do conteúdo? Deixe nos comentários!

Veja mais:

QUERO UM PLANO ALIMENTAR PERSONALIZADO
Redação
Redação

Leia Mais