Smart Fit News
Smart Fit News » Fitness » TRX: tudo que você precisa saber

TRX: tudo que você precisa saber

Saiba os benefícios do acessório e quais exercícios fazer nele

10/01/2023Tempo de leitura: 4 mins

Por: Larissa Serpa

TRX: tudo que você precisa saber III

Você acha que levantar pesos é a única maneira de obter resultados eficazes? Pense de novo! O treino no TRX é um método de exercício que melhora a força, o equilíbrio e a saúde cardiovascular – e tudo sem halteres ou anilhas.

Abaixo, te ensinamos tudo que você precisa saber sobre o TRX.

O que é TRX?

TRX é a abreviação de Total Body Resistance Exercise, ou Exercício de Resistência de Corpo Inteiro. Ele usa fitas de suspensão para um treino completo.

O método foi desenvolvido por um soldado do exército estadunidense há mais de 20 anos e desde então chamou a atenção de atletas e treinadores.

TRX: Quem pode fazer?

De acordo com o site oficial do método TRX, o treinamento suspenso é para todos. 

Tudo o que você precisa é do TRX Suspension Trainer e do seu peso corporal.

TRX: Como funciona

O treinamento de suspensão funciona desafiando seu corpo em condições de instabilidade. Isso força você a contrair constantemente seu abdômen para realizar cada exercício. Também ajuda a melhorar seu equilíbrio e força geral.

Você está suspenso de um ponto de ancoragem onde o seu próprio peso corporal se torna seu “halter” e a gravidade se torna sua resistência. 

Para ajustar o nível de dificuldade é só mover os pés para frente ou para trás para soltar mais o peso do corpo.

TRX: Eficácia

Um estudo científico indicou que o treinamento TRX é uma boa alternativa às modalidades tradicionais de exercícios, mostrando reduções significativas na circunferência da cintura, percentual de gordura corporal e na pressão sanguínea.

De acordo com a pesquisa, o treino também oferece melhora na aptidão cardiovascular e muscular em apenas oito semanas!

Outra pesquisa publicada no Journal of Sports Science and Medicine indica que o treinamento TRX produz adaptações musculares e de força semelhantes ao levantamento de peso tradicional.

TRX: Músculos trabalhados

O treinamento TRX desafia vários grupos musculares.

A flexão padrão, por exemplo, engaja o abdômen, costas, quadris e ombros para estabilizar o movimento.

Você também pode praticar exercícios de agachamentos, por exemplo, ativando ainda mais os membros inferiores.

Exercícios com o TRX

Os profissionais do Smart Fit Coach prepararam um treino para você experimentar o acessório na academia e colher todos os benefícios. 

Repita o circuito 2 a 3 vezes, permitindo um descanso de 30 segundos entre as séries.

  • Remada baixa

Fique de frente para o TRX segurando as alças com as mãos e jogue seu corpo para trás mantendo o abdômen contraído e uma linha reta de pés à cabeça. Estique o braço. Então, dobre o cotovelo ao lado do corpo para puxar em uma remada.

Faça 10 repetições.

  • Flexão de peito

Fique de costas para a âncora do TRX, segurando as alças e jogando seu corpo para frente, mantendo uma linha reta no corpo. Então, empurre o corpo para trás, como se fizesse uma flexão de braço.

Faça 10 repetições.

  • Escalador

Fica na posição de 4 apoios com os pés virados para o TRX, então encaixe cada pé em uma alça. Faça o movimento de escalador puxando um joelho de cada vez para perto do peito, como se estivesse correndo.

Faça por 30 a 60 segundos.

  • Agachamento com uma perna só

De frente para o TRX e segurando as alças com as mãos, leve uma perna para frente tirando-a do chão e o quadril para trás, como se fosse fazer um agachamento mas usando apenas uma perna de apoio.

Faça 10 repetições de cada lado.

  • Biceps Curl

Fique de frente para o TRX segurando as alças enquanto aponta a palma da mão para o teto. Jogue o corpo para trás mantendo ele em uma linha reta e, então, dobre o cotovelo contraindo os bíceps e levando o corpo para frente.

Faça 10 repetições.

  • Abdominal

Faça uma prancha baixa (apoiado no cotovelo) de modo que os pés fiquem embaixo do TRX. Então, encaixe cada um deles em uma alça e dobre os dois joelhos até o peito, usando a força do abdômen.

Faça 10 repetições.

  • Prancha lateral

Faça uma prancha lateral de modo que os pés fiquem embaixo do TRX.Então, encaixa cada um deles em uma alça enquanto luta para manter o corpo reto e em equilíbrio.

Faça por 30 a 60 segundos.

Este artigo foi útil para você?

Leia mais:

Vem ter um Coach só seu!