3 motivos para incluir o agachamento no treino
Ele trabalha vários grupos musculares, gasta umas boas calorias e turbina o ganho de massa muscular. Aí, sim!
17/09/2025 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Smart Fit
O agachamento é um exercício que desperta reações calorosas nas pessoas – uns amam, outros… nem tanto. A verdade é que esse movimento, além de desafiador (as coxas chegam a queimar, não é?), também é fonte de outros benefícios para o seu corpo. Listamos alguns deles aqui.
1. O agachamento fortalece pernas e bumbum
Um dos benefícios do agachamento tem a ver, obviamente, com fortalecimento: é um exercício incrivelmente eficaz para tonificar glúteos, coxas e até panturrilhas.
2. E torra calorias!
Treinos de força regulares ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a gordura corporal. Adivinhe qual exercício cabe perfeitamente em treinamentos desse tipo? Ele mesmo, o agachamento.
Tem mais: quando comparado a estímulos semelhantes, como o leg press, agachar leva vantagem porque produz mais ativação muscular – este artigo científico, publicado no periódico norte-americano Journal of Strength and Conditioning Research, endossa essa história.
3. Agachar melhora a mobilidade
Os movimentos de força, como agachamento, fortalecem articulações, tendões e ligamentos. Isso pode ajudar a preservar a mobilidade do corpo e prevenir problemas a longo prazo.
Como fazer agachamento?
Para garantir todos esses benefícios, em primeiro lugar, é necessário agachar do jeito certo. A gente explica aqui o passo a passo para fazer um agachamento perfeito. E dê o play neste vídeo da professora Amanda Alencar.
Para que serve o agachamento?
O agachamento é um dos exercícios mais completos da musculação. Ele serve para fortalecer os músculos das pernas, glúteos e core, além de melhorar o equilíbrio, a postura e até auxiliar na queima de gordura.
Sendo assim, os principais benefícios desse movimento incluem o aumento da força muscular, o ganho de massa magra, a melhora da mobilidade e estabilidade.
O agachamento trabalha quais músculos?
Esse exercício trabalha principalmente quadríceps, glúteos, posteriores de coxa, adutores, panturrilhas e a região do core (lombar e abdômen).
Existem algumas variações que potencializam os resultados e ativam diferentes grupos musculares. Duas delas são o Búlgaro e o Sumô. Saiba mais abaixo:
- Agachamento Sumô: feito com as pernas mais afastadas que a largura dos ombros e os pés voltados para fora e o tronco ereto.. Ele enfatiza os adutores (parte interna da coxa) e glúteos. Mantenha o tronco ereto, desça controladamente e suba contraindo os glúteos.
- Agachamento Búlgaro: é unilateral e feito com um dos pés apoiados atrás, em um banco ou plataforma, enquanto o outro permanece à frente. Ele exige equilíbrio e ativa bastante glúteos, quadríceps e core. Mantenha sempre a postura ereta.
Dica extra!
Além dessas dicas, você também pode contar com o Smart Fit Coach, app que oferece um consultor online de treino, focado no seu objetivo e condicionamento físico, para mais resultados, dentro da sua rotina. Conheça!